Convenhamos que a política Brasileira não anda lá aquela Brastemp (acho que nunca foi e está longe de ser ainda), e que as manifestações públicas em prol das mudanças e contra a corrupção podem (obviamente excetuando a última direcionada aos interesses dos caminhoneiros) andar um pouco escassas pelo menos fisicamente. Porém, a prática do hacktivismo vem crescendo exponencialmente a cada dia e vemos diversas manifestações digitais propagadas quase que diariamente.
“O hacktivismo é a ideologia ou filosofia que sustenta a prática do hacking, que pode ser entendida como uma extensão social do desejo de liberdade de informação e do conhecimento próprio da prática do hacking” – conceitos.com
A última manifestação aconteceu justamente após a decisão da 2a. turma do Supremo Tribunal Federal que concedeu um habeas corpus neste dia 27 de Junho a favor de condenados na operação Lava-jato, onde foram publicados possíveis dados de usuários do IDP e até mesmo do próprio STF no Ghostbin pelo hacker de nick m4n4m0n14, que reinvidica os ataques e promete mais vazamentos no futuro.
A vítima mais notória foi o contraditório Ministro Gilmar Mendes, que teve seu site oficial desfigurado.
Tais ações acabam por afirmar que as atividades de hacktivismo (Ativismo Digital) em forma de protestos contra decisões consideradas políticas do Poder Judiciário e Executivo do País estão cada vez mais presentes e crescentes, como forma de pressionar (ou impressionar) as autoridades públicas para os problemas que afligem a população.
Só nos resta agora saber até que ponto temos um resultado efetivo da prática, na prática.
PB Agora
Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000