Categorias: Brasil

Idosa de 116 anos pode ser a mais velha

PUBLICIDADE

 Uma moradora de Aparecida, no interior de São Paulo, pode ser a mulher mais velha do Brasil. Prestes a completar 117 anos, no dia 9 agosto, a mulher nascida em 1900 é apenas cinco meses mais nova que a jamaicana reconhecida como a pessoa mais velha do mundo.

 

De acordo com o Gerontology Research Group, instituto norte-americano responsável pelo ranking das pessoas mais velhas do mundo, Maria Benedita, moradora do Vale do Paraíba, pode ser a mulher mais longeva da história do Brasil e ocuparia, atualmente, o terceiro lugar no ranking das pessoas mais velhas do mundo.

 

Para obter o reconhecimento oficial do órgão é necessário apresentar uma série de documentos que validem a idade, além do RG, por exemplo. A família da mulher tenta levantar esses documentos para apresentar ao representante brasileiro do Gerontology Group.

 

Atualmente, a idosa mora com um de seus filhos e sua nora na mesma cidade onde nasceu e viveu toda vida. Mãe de 21 filhos, sendo 18 deles adotados, a mulher tem mais de 30 netos e cinco bisnetos. Viúva, Maria Benedita sempre trabalhou como dona de casa e nunca frequentou a escola.

 

“Ela é uma verdadeira batalhadora. A vida inteira se dedicou a cuidar de seus filhos, dentre eles 18 crianças abandonadas que adotou. Ela é muito querida por todos da família e o pessoal sempre que pode vem visitá-la”, disse o filho de dona Maria Benedita, Clayton Oliveira.

 

Ela sempre gostou de ir à missa e ia pelo menos uma vez por semana à celebração – a cidade onde mora é sede do maior templo católico do Brasil. No entanto, com o avanço da idade, a família tem evitado que ela saia de casa nos últimos meses.

 

“Ela fica muito cansada quando vamos à missa, então nos últimos quatro ou cinco meses não estamos mais indo com ela”, disse a nora Lucimara Bento.

 

 

Na dieta, a idosa inclui a ingestão de pelo menos um banana por dia e adora pipoca. “Ela gosta muito de pipoca e toma vitamina de banana todos os dias. Apesar da idade, minha sogra não toma nenhum medicamento e não pega uma gripe há anos. Tenho certeza que vai viver muitos anos ainda”, completou a nora.

 

‘Supercentenários’

O ranking dos ‘supercentenários’ – pessoas com mais de 110 anos – é administrado pelo Gerontology Research Group (GRG), que tem representantes em diversos países e é a principal fonte de dados do Guinness Book, o livro dos recordes. O grupo é responsável por comprovar a idade dos idosos e atualizar diariamente as informações.

 

Para colocar uma pessoa no ranking dos supercentenários é preciso comprovar sua idade por meio de documentos oficiais de três épocas de sua vida. Um dos primeiros 20 anos de vida, outro entre os 20 e 60 anos e um atual, após os 60 anos de vida.

 

“Os documentos podem ser certidão de nascimento, comprovante de batizado, certidão de casamento, carteira de trabalho, CPF ou RG. É muito importante haver os documentos das três épocas para poder comprovar a idade”, explicou o representante do GRG no Brasil, Ricardo Lago.

 

Atualmente o ranking conta com uma jamaicana de 117 anos na primeira colocação e uma japonesa de 116 anos no segundo lugar. Se fosse ‘regularizada’ pelo grupo, dona Maria Benedita ficaria no terceiro lugar da lista e se tornaria a mulher mais longeva da história do Brasil.

 

“Infelizmente a antiga casa da dona Maria desmoronou e perdemos todos os documentos antigos que ela tinha guardado. Seria muito bacana colocá-la no ranking, mas não temos nada dos primeiros 20 anos de vida dela”, disse Lucimara.

Outros casos

O Brasil conta com outros casos de pessoas com idades elevadas, como a idosa de 126 anos que morava na Bahia e morreu em dezembro do ano passado. Ela não chegou a figurar no ranking dos supercentenários do Gerontology Group.

 

Também em dezembro do ano passado morreu Alida Victória Grubba Rudge, aos 113 anos, a única brasileira que estava presente no ranking, moradora de Santa Catarina. Ela ocupava a 16ª colocação quando faleceu.

 

Além disso, no Acre mora o ex-seringueiro José Coelho de Souza, que segundo familiares, tem 132 anos de idade e seria o homem mais velho da história do mundo.

 

Foto: Arquivo Pessoal/ Lucimara Bento

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

O ator e diretor Ney Latorraca, de 80 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (26)…

26 de dezembro de 2024

TRAGÉDIA: grave acidente entre dois veículos na PB-214 deixa um morto e sete feridos no dia de Natal

Na noite dessa quarta-feira (25), dia de Natal, um grave acidente foi registrado na rodovia…

26 de dezembro de 2024

Virada do ano em Cabedelo terá shows nas praias de Intermares e Formosa

A virada do ano em Cabedelo acontece, mais uma vez, nas duas principais praias da…

26 de dezembro de 2024

Operação prende suspeito de estupro virtual que ameaçava expor fotos das vítimas na PB

Nesta quinta-feira (26), a Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Crimes Cibernéticos…

26 de dezembro de 2024

NA ACADEPOL: Novos policiais recebem armas, munições, coletes e algemas

A Polícia Civil da Paraíba está fazendo, nesta quinta-feira, 26 de dezembro, a entrega de…

26 de dezembro de 2024

Confira quais atrações vão animar o Réveillon 2025 de Conde

A Prefeitura de Conde fechou a programação do Réveillon 2025 da cidade. As apresentações vão…

26 de dezembro de 2024