A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Inverno começa nesta quinta-feira com a maior noite do ano e cidade da Paraíba já registra queda de temperatura

Chuva e queda de temperatura. Noites mais frias na transição da estação. Apesar de o frio já ter chegado em uma parte do Brasil, o inverno começa no Hemisfério Sul oficialmente nesta quinta-feira (20), às 17h50, no horário de Brasília.

A mudança do outono para a estação mais fria do ano é marcada por um fenômeno chamado de solstício, em que o planeta atinge o ponto mais distante em relação ao Sol. As manhãs e as madrugadas tendem a ser mais frias que o normal, mas as tardes ainda serão moderadamente quentes.

Segundo os meteorologistas, o solstício retoma o significado da expressão Sol parado, em latim, exatamente pelo fato de que, ao ser observado a olho nu, o astro parece concluir sua trajetória quando atinge esse ponto. A mudança na posição a cada nascer ou pôr do Sol não é vista nesse dia.

Ou seja, o planeta e o Sol vão se aproximando novamente, a duração das noites vai diminuindo até que as trajetórias atinjam o ponto mais próximo da terra, quando dia e noite têm exatamente a mesma duração e os dois hemisférios são igualmente iluminados.

A duração do ciclo completo até o próximo solstício de inverno acontece em 365 dias, 48 minutos e 46 segundos. Por causa dos minutos e segundos a mais, o calendário precisa ser ajustado a cada quatro anos, quando o ano bissexto tem 366 dias.

Dias frios. Antes mesmo da chegada do inverno, algumas cidades da Paraíba já registram queda na temperatura.

Uma das cidades que registra as maiores temperaturas durante o dia é Monteiro, no Cariri paraibano, conforme informações da meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) Marle Bandeira. Segundo ela, o dia em Monteiro é quente, chegando a 30C e baixando a 15,4C, como foi registrado na última quarta-feira (19).


Marle explicou que as temperaturas mais baixas deverão ser registradas a partir desta quinta-feira (20) quando inicia oficialmente a estação de inverno. As baixas temperaturas seguirão principalmente no mês de agosto e setembro.

Ainda segundo ela, as cidades de Monteiro, Campina Grande, Areia e outras do Brejo e Agreste são as que registram as menores temperaturas durante o inverno na Paraíba.
Diferentemente de Monteiro, que possui uma amplitude térmica diferenciada com calor ao dia e frio pela noite, as demais cidades do Agreste, Brejo e Litoral se mantêm em temperatura fria ao longo do dia e da madrugada também.

Neste primeiro dia, a região Sudeste brasileira será afetada por um sistema de alta pressão somado a um bloqueio atmosférico, o que deve deixar o céu com poucas nuvens. A previsão indica chuvas isoladas apenas nas áreas ao norte do Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais.

A frente fria que atua na região Sul se afasta para o oceano, mas a circulação de ventos e diferentes níveis da atmosfera favorece o tempo nublado e a possibilidade de chuva durante o dia no noroeste, norte, nordeste e serra do Rio Grande do Sul, além do sul, oeste e sudoeste de Santa Catarina.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe