Quem perdeu o prazo para entrega do Imposto de Renda 2013 poderá entregar a declaração a partir das 8 horas de quinta-feira. Os atrasados pagarão multa que pode variar de 165,74 reais a 20% do valor do imposto devido. O prazo para envio da declaração terminou às 23h59mi59s da terça-feira. No ano passado, entre maio e dezembro, 600.000 declarações foram enviadas fora do prazo.
Os atrasados só poderão enviar a declaração pela internet. Nesta quarta-feira, por causa do feriado do Dia do Trabalho, o sistema da Receita Federal para recebimento dos documentos está indisponível. Os programas de preenchimento e envio da declaração são os mesmos para quem entregou no prazo. Terminado o preenchimento, o programa emite a notificação da multa por atraso e a guia para pagamento.
O contribuinte que demorar a acertar as contas com o Leão pagará as multas mais caras: a Receita Federal cobra, por mês, multa de 1% sobre o imposto devido – com valor limitado a 20% do saldo devedor.
A Receita Federal informou nesta terça-feira que o valor das restituições será de cerca de 12 bilhões de reais e serão divididos em sete lotes, de junho a dezembro.
De acordo com a Receita, do total de declarações apresentadas, cerca da metade é de imposto a ser restituído. A programação do órgão é fazer a devolução comece a partir de 17 de junho, em um lote destinado preferencialmente a idosos, portadores de deficiência e pessoas com doenças graves. O último lote está programado para 15 de dezembro.
Em números gerais, a Receita informou que a média de idade dos contribuintes pessoa física do Imposto de Renda é de 33 anos. Cerca de dois terços dos declarantes são homens. O declarante com o maior rendimento é um contribuinte que informou renda de 30 milhões de reais, segundo a Receita.
PB Agora com VEJA