Desde que Osama Bin Laden orquestrou o sequestro de quatro aeronaves, seguido de atentados, o maior deles derrubando as torres gêmeas do World Trade Center e matando quase 3 mil pessoas em 11 de setembro de 2001, ser da família Bin Laden se tornou um fardo. Tamara, de 29 anos, não esconde o belo sorriso nas fotos de seu álbum do site de relacionamento Orkut. Abraça amigos e amigas e demonstra alegria. Mas omite o sobrenome e revela apenas a primeira letra: B, pois o que vem depois é uma história complicada demais para ser explicada e carrega o peso de um dos maiores dramas da humanidade. Tamara é sobrinha do terrorista saudita Osama Bin Laden. É filha de Khalil Mohamed Awad Binladin com a brasileira Isabel Cristina Castanheira Bayma.
A restrição ao sobrenome não ocorre apenas no universo virtual da sobrinha do terrorista. Em Côcos, distante 898 quilômetros de Salvador, o mistério sobre os verdadeiros donos da Khalisa Agroindustrial durou mais de um ano após as atividades se iniciarem. Porém, quando Khalil visitou a fazenda, a verdadeira identidade do proprietário se espalhou pela região. Um vizinho da Vera Cruz narra que, certa ocasião, três homens armados entraram na propriedade, a mando de um grileiro de terras.
“Quando aproximou um avião, os homens saíram correndo. Pensaram que era a mando do Bin Laden e que estava cheio de bombas”, recorda.
Sempre que tocam no assunto, os familiares do terrorista negam veementemente qualquer ligação com o terrorismo. Um dia após o atentado, agentes do Federal Bureau of Investigation (FBI) interrogaram todos os familiares de Osama presentes nos Estados Unidos. Relatórios do FBI mostram que Tamara, filha de Khalil, é uma das figuras destacadas no inquérito. Tamara tem 29 anos e nasceu em Los Angeles, na Califórnia. Foi educada nos EUA e em Jedá, na Arábia Saudita. Começou a estudar relações internacionais, em 1999, em Boston, mas viu-se forçada a interromper o curso quando seu tio Osama resolveu mudar a história do mundo no fatídico 11 de setembro de 2001.
Sem garantia de privacidade
Quem mora no apartamento de Isabel Cristina Castanheira Bayma, mulher de Khalil Binladin, no Edifício Manhatan, no Bairro Belvedere, na capital mineira, é Tânia Pedrosa, amiga de infância da cunhada de Osama Bin Laden. Tânia nada informa sobre a família de Isabel, pois alega que qualquer publicação sobre a família pode atrapalhar a privacidade deles, que vêm todo ano ao Brasil — e deverão estar no país em dezembro. Tânia é psicóloga e atende em um consultório no mesmo andar do prédio onde a Khalisa Agroindustrial está registrada na Junta Comercial, no Bairro Cidade Nova. Porém, nas três oportunidades em que a reportagem foi ao local, a porta da Sala 802 sempre esteve fechada.
Correio Braziliense