Exames realizados nesta quarta-feira, 31, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, confirmaram a regressão completa do câncer descoberto em outubro de 2011 na laringe de Lula. O ex-presidente passou a manhã no hospital e foi submetido a uma bateria de testes para detectar eventual reaparecimento do tumor. Todos os exames deram negativo. O edema na garganta, resultado do tratamento para eliminar o tumor, também regrediu de forma satisfatória, segundo a assessoria de Lula. O hospital não divulgou boletim.
O retorno periódico para reavaliação faz parte de uma rotina que deve ser mantida nos próximos quatro anos para eliminar o risco de uma recidiva, ou seja, o reaparecimento do câncer. O tratamento foi iniciado em 31 de outubro do ano passado, logo após a descoberta do tumor, e incluiu três ciclos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia. A última sessão foi realizada em fevereiro deste ano e, no mês seguinte, o paciente era considerado curado. Em agosto, após nova bateria de testes, o ex-presidente foi liberado pelos médicos para fazer o que quisesse, inclusive subir em palanques – Lula fez comícios com discursos em 17 cidades durante a campanha para as eleições municipais.
Apesar da boa forma física, o ex-presidente terá de manter sessões de fonoaudiologia para recuperar a voz, ainda rouca, e uma rotina de exercícios fisioterápicos para aliviar as dores de uma bursite no ombro esquerdo. O tratamento inclui eletrochoques. O presidente tem sido acompanhado por um fisioterapeuta inclusive nas viagens.
Estadão
O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…
O consumidor pessoense que vai fazer compras durante a Black Friday deve ficar alerta e…
Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…
Um veículo foi encontrado, na madrugada de hoje (26), completamente destruído. De acordo com a…
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) encerra, hoje (26), as inscrições para concurso público. A…