Pavimentando estrada. A três meses das eleições municipais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai começar a semana focado em sua programação de viagens pelos estados brasileiros, onde tenta sedimentar candidaturas de aliados que disputarão as eleições municipais de outubro.
Pavimentando estradas para o seu futuro político, o petista inicia a sua visita ao Nordeste nesta segunda-feira (01) pela Bahia, onde o presidente teve uma boa votação nas últimas eleições presidenciais e foi decisivo para ele reconquistar o Palácio do Planalto.
Na Bahia, Lula vai inaugurar obras habitacionais e de infraestrutura em Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, onde o PT aposta na pré-candidatura a prefeito do deputado federal Zé Neto.
Após a visita Lula vai anunciar investimentos do novo PAC em Salvador, onde a tendência do PT é apoiar um candidato de outra sigla. Participarão dos anúncios o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), o ministro Rui Costa e o senador Jaques Wagner.
A viagem de Lula pelo Nordeste esta semana seque nesta terça-feira (02), pelo o Recife, cidade em que apoia o pré-candidato à reeleição João Campos (PSB), e na quinta-feira (4), o presidente deve viajar para Goiás, pela primeira vez no atual mandato.
A exemplo das últimas semanas, quando o presidente esteve no Ceará, Piauí, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, as agendas institucionais estarão amarradas ao impulsionamento de aliados regionais.
A única previsão de compromisso de Lula em uma cidade que não participará das eleições deste ano é em Brasília. Na quarta-feira, (03), ele lançará o Plano Safra e o Plano Safra da Agricultura Familiar. O lançamento estava previsto para semana anterior, mas foi adiado.
Segundo os analistas políticos, além da disputa de outubro, o aumento da participação de Lula em eventos em todo o país tenta melhorar a avaliação do governo. Para isso, o presidente também tem priorizado dar entrevistas a emissoras regionais, principalmente de rádio.
Neste ano, o PT não terá um candidato próprio nas duas principais cidades do país. Em São Paulo, apoiará o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), e no Rio de Janeiro, o atual prefeito Eduardo Paes (PSD). Lula subiu em palanques com os dois políticos nos últimos dias.
O presidente Lula que teve o seu primeiro ano marcado por viagens internacionais, cumpriu a sua promessa e intensificou no primeiro semestre deste ano as viagens pelo Brasil, incluindo em seu roteiro cidades consideradas estratégicas no mapa eleitoral do PT e do próprio governo.
Lula terá uma semana intensa de viagens, numa corrida para comparecer ao máximo de municípios antes do período de restrições da Justiça Eleitoral –candidatos só podem participar de cerimônias de entrega de obras do governo federal até o próximo sábado (6).
O Palácio do Planalto nega caráter eleitoral nas viagens e argumenta que as agendas ocorrem em todo o Brasil.
Redação
O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…
Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…
O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…
A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…
Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…
A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…