Categorias: Brasil

Lula volta ao hospital nesta segunda para nova sessão de quimioterapia

PUBLICIDADE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 66 anos, retorna nesta segunda-feira (21) ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para iniciar a segunda etapa da quimioterapia, tratamento ao qual ele vem se submetendo para combater o câncer de laringe. A doença foi diagnosticada no fim de outubro, após Lula sentir dor de garganta e perceber que estava excessivamente rouco.

De acordo com o planejamento dos médicos, o ex-presidente deve fazer sessões de quimioterapia a cada 21 dias. Depois, passará por radioterapia. Por ora, foi descartada a hipótese de recorrer a uma cirurgia para retirar o tumor, que tem entre 2 e 3 centímetros de diâmetro e nível intermediário.

Lula é esperado no Sírio ainda pela manhã, e a previsão é que ele durma no hospital e só volte para seu apartamento, em São Bernardo do Campo (SP), na terça-feira (22). Na primeira sessão de quimioterapia, realizada logo após o diagnóstico do câncer, o petista permaneceu internado por dois dias.

Quando foi para casa, ele levou uma bomba de infusão, espécie de bolsa presa à cintura que continuava a injetar o coquetel de medicamentos em sua corrente sanguínea.

Após descobrir que estava com câncer, Lula cancelou toda a sua agenda pública, incluindo as viagens ao exterior para palestras e homenagens. Desde então, ficou em seu apartamento, onde descansa acompanhado da mulher, a ex-primeira-dama Marisa Letícia.

O casal já recebeu uma série de visitas ilustres, entre elas a presidente Dilma Rousseff, os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), e o técnico da seleção brasileira de futebol, Mano Menezes.

Além disso, o Instituto Lula, onde ele passou a trabalhar após deixar o governo federal, já recebeu 3.000 mensagens de apoio ao ex-presidente. O cantor Bono Vox, vocalista da banda U2, e o sambista Zeca Pagodinho são alguns dos famosos que se manifestaram.

Barba

Na última semana, antecipando-se a um dos principais efeitos colaterais do tratamento oncológico, Lula decidiu raspar a cabeça e tirar a barba, que nos últimos anos foi sua marca registrada. O ex-presidente ficou careca e só de bigode.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, um dos políticos mais próximos de Lula, disse que o ex-presidente teve “um choque” ao se olhar no espelho.

 

R7

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Pesquisa internacional elenca João Pessoa entre as 10 tendências mundiais de viagem em 2025

Muitas pessoas já estão montando seus roteiros de viagem para o próximo ano. Pensando nisso,…

28 de novembro de 2024

Draco e PRF realizam operação para desarticular organização criminosa na PB e mais cinco estados

Denominada ‘Operação Rastro do Cangaço’ foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (28), na Paraíba, Pernambuco,…

28 de novembro de 2024

Jovem é espancado após briga por esbarrão em bicicleta às margens do Açude Velho, em Campina

Um jovem de 17 anos foi espancado e levado para o Hospital de Trauma em…

28 de novembro de 2024

Quase 20 partidos ratificam apoio a candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara; veja desafios e pautas “bombas”

Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…

28 de novembro de 2024

Assaltantes armados explodem caixa eletrônico em posto de combustível de João Pessoa

Explosão, perseguição e fuga. Bandidos armados explodiram na madrugada desta quinta-feira (28) um caixa eletrônico…

28 de novembro de 2024

Dólar fecha a R$ 5,91 e bate recorde com anúncio sobre isenção de IR

Com a tensão do mercado, o dólar disparou ontem, quarta-feira (27/11) e chegou ao maior…

28 de novembro de 2024