O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 66 anos, retorna nesta segunda-feira (21) ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para iniciar a segunda etapa da quimioterapia, tratamento ao qual ele vem se submetendo para combater o câncer de laringe. A doença foi diagnosticada no fim de outubro, após Lula sentir dor de garganta e perceber que estava excessivamente rouco.
De acordo com o planejamento dos médicos, o ex-presidente deve fazer sessões de quimioterapia a cada 21 dias. Depois, passará por radioterapia. Por ora, foi descartada a hipótese de recorrer a uma cirurgia para retirar o tumor, que tem entre 2 e 3 centímetros de diâmetro e nível intermediário.
Lula é esperado no Sírio ainda pela manhã, e a previsão é que ele durma no hospital e só volte para seu apartamento, em São Bernardo do Campo (SP), na terça-feira (22). Na primeira sessão de quimioterapia, realizada logo após o diagnóstico do câncer, o petista permaneceu internado por dois dias.
Quando foi para casa, ele levou uma bomba de infusão, espécie de bolsa presa à cintura que continuava a injetar o coquetel de medicamentos em sua corrente sanguínea.
Após descobrir que estava com câncer, Lula cancelou toda a sua agenda pública, incluindo as viagens ao exterior para palestras e homenagens. Desde então, ficou em seu apartamento, onde descansa acompanhado da mulher, a ex-primeira-dama Marisa Letícia.
O casal já recebeu uma série de visitas ilustres, entre elas a presidente Dilma Rousseff, os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), e o técnico da seleção brasileira de futebol, Mano Menezes.
Além disso, o Instituto Lula, onde ele passou a trabalhar após deixar o governo federal, já recebeu 3.000 mensagens de apoio ao ex-presidente. O cantor Bono Vox, vocalista da banda U2, e o sambista Zeca Pagodinho são alguns dos famosos que se manifestaram.
Barba
Na última semana, antecipando-se a um dos principais efeitos colaterais do tratamento oncológico, Lula decidiu raspar a cabeça e tirar a barba, que nos últimos anos foi sua marca registrada. O ex-presidente ficou careca e só de bigode.
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, um dos políticos mais próximos de Lula, disse que o ex-presidente teve “um choque” ao se olhar no espelho.
R7
Muitas pessoas já estão montando seus roteiros de viagem para o próximo ano. Pensando nisso,…
Denominada ‘Operação Rastro do Cangaço’ foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (28), na Paraíba, Pernambuco,…
Um jovem de 17 anos foi espancado e levado para o Hospital de Trauma em…
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…
Explosão, perseguição e fuga. Bandidos armados explodiram na madrugada desta quinta-feira (28) um caixa eletrônico…
Com a tensão do mercado, o dólar disparou ontem, quarta-feira (27/11) e chegou ao maior…