A Paraíba o tempo todo  |

Mais de 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil

A fome ainda é um dos males da humanidade. No Brasil, cerca de 13 milhões de pessoas saíram da condição de fome e 20 milhões deixaram de sofrer de insegurança alimentar em 2023. Isso representa uma redução de 30% da insegurança alimentar total do País.

Os dados são de um estudo realizado pelo Instituto Fome Zero (IFZ), a pedido do MDS, com base em microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do primeiro trimestre de 2022 com os do último trimestre de 2023.

“É um passo importante na meta de tirar o Brasil do mapa da fome”, destacou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, ao programa A Voz do Brasil de ontem, terça-feira (12/03).

 

Um dos objetivos do levantamento foi sanar a carência de informações existentes sobre os níveis atuais de insegurança alimentar e nutricional da população brasileira.

O estudo estimou o impacto do aumento do salário mínimo e dos repasses do Programa Bolsa Família sobre a população brasileira no primeiro ano do governo Lula.

Para o ministro Wellington Dias, as duas ações foram fundamentais para que esses resultados fossem alcançados.

O ministro mencionou ainda o aumento na geração de empregos como um fator decisivo para a meta de acabar com a fome no País. “Nós tivemos ali um número significativo de pessoas do Cadastro Único, do Bolsa Família que também acessaram esses empregos. No ano de 2023, mais de nove milhões de brasileiros assinaram a carteira. Cito ainda o aumento da renda, o aumento do salário mínimo e a queda no preço dos alimentos”, pontuou.

Um relatório publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano passado mostrou que a insegurança alimentar e a fome aumentaram no mundo. No Brasil, 1,5 milhão de pessoas passaram a fazer parte dessa realidade, que afeta mais de 70 milhões de brasileiros.

O relatório mostrou que no Brasil 21 milhões de pessoas que não tinha o que comer todos os dias e 70,3 milhões em insegurança alimentar. Segundo o relatório, são 10 milhões de pessoas desnutridas no país.

No mundo todo, são 735 milhões de pessoas passando fome e 2,3 bilhões em situação de insegurança alimentar.

A insegurança alimentar moderada é quando as pessoas enfrentam incertezas sobre sua capacidade de obter alimentos e são forçadas a reduzir a qualidade e/ou a quantidade de alimentos que consomem devido à falta de dinheiro ou outros recursos.

Redação

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    O indiciamento de Bolsonaro

    A Polícia Federal indiciou Bolsonaro ao entender que existem elementos que indicam eventual cometimento de crime de tentativa…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe