MAIS PROTEÇÃO: Defesa Civil Nacional lança nova ferramenta de emissão de alertas no Brasil

PUBLICIDADE

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com o Google, lançou oficialmente, nessa terça-feira (7), uma nova ferramenta de emissão de alertas no Brasil, a partir da navegação dos internautas na busca do Google ou no Google Maps. A iniciativa da Defesa Civil Nacional, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), é mais um canal de informação para a população se proteger de possíveis ocorrências.

A partir do cadastro na Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), as defesas civis estaduais e municipais podem enviar diversos alertas por meio de SMS, Telegram, TV por assinatura e, agora, oficialmente, pelo Google. A partir da parceria, ao fazer qualquer busca no Google relacionada a desastres naturais ou que utilize palavras-chaves sobre o tema, o internauta receberá alertas e informações sobre possíveis áreas afetadas. O mesmo ocorre quando o usuário utiliza o Google Maps em uma área de risco.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, coronel Alexandre Lucas, abriu o evento fazendo um relato pessoal para exemplificar a importância dessa parceria. “Recentemente, enquanto acompanhava a situação das fortes chuvas que atingiram o estado de Pernambuco, recebi um alerta sobre as enchentes na região onde eu estava. É impressionante como um simples aviso, direto e objetivo, pode mudar minha atitude, minha escolha por itinerários mais seguros e, principalmente, fazer com que eu adote medidas de autoproteção. O mesmo ocorre com o restante da população. O potencial dessa parceria para salvar vidas é enorme. E essa é a nossa missão”, observou.

O diretor do Cenad, Armin Braun, também comemorou o trabalho em conjunto com o Google. “Antes da ocorrência de um desastre, nossa atenção está voltada às ações de prevenção, mitigação e preparação. Nessa última fase, a emissão de alertas entra como uma das principais ações da Defesa Civil Nacional. Com o Google, vamos melhorar nossa capacidade de antecipação ao desastre e, consequentemente, aumentar as chances de a população se salvar e dos órgãos locais tomarem decisões mais rápidas e assertivas”, apontou.

Para o diretor de desenvolvimento de negócios do Google na América Latina, Alessandro Germano, a expansão da parceria com a Defesa Civil Nacional tem um propósito muito maior. “A nossa missão é tornar todas as informações universalmente acessíveis. Em situações de crise ou de desastre, que envolvem vidas, essa missão é ainda maior”, reforçou.

Já a gerente de parcerias do buscador do Google na América Latina, Luisa Phebo, ressaltou a inclusão de sete novos tipos de desastres no sistema do Google. “Agora, também estão disponíveis alertas para enxurradas, deslizamentos de solo, incêndios florestais, vendavais, queda de granizo, chuvas intensas e rompimento de barragem”, informou.

Evolução ao longo dos anos

O trabalho da Defesa Civil Nacional está em constante aprimoramento. Desde a reestruturação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em agosto de 2012, essa evolução é ainda mais perceptível. O Centro passou a funcionar em regime de operação ininterrupta, com salas de gestão de crises adaptadas ao monitoramento e operações, além de uma equipe técnica composta por analistas de sistemas, meteorologistas, químicos, assistentes sociais e estatísticos.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024