Categorias: Brasil

Maranhão apresenta relatório sobre Repatriação e prevê divisão com municípios

PUBLICIDADE

O senador José Maranhão (PMDB/PB), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, é o relator do PLS 405/2016, apresentado pela Comissão Diretora do Senado, que concede novo prazo para adesão ao Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária. A matéria, que vai ser votada em regime de urgência no Plenário, abre novo prazo para a repatriação de dinheiro mantido no exterior e não declarado, ou declarado incorretamente.

O projeto é composto por três artigos. O primeiro autoriza novas adesões ao RERCT entre 1º de fevereiro e 30 de junho de 2017. O segundo determina que, no caso das adesões ocorridas durante o período de reabertura, a alíquota do imposto de renda a inserir sobre os valores repatriados passa a ser de 17,5%. O terceiro artigo é a cláusula de vigência e estabelece que no caso de o projeto ser aprovado, a lei entrar em vigor já na data da publicação.

O relator acatou emenda apresentada à CCJ que estabelece como prazo final para novas adesões o dia 10 de março de 2017. O novo prazo possibilitaria ao Governo Federal incluir os valores da arrecadação no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas a ser apresentado de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias referente ao encerramento daquele bimestre. No parecer favorável, o senador José Maranhão lembra que o RERCT, recentemente aprovado pelo Congresso, revelou-se um instrumento bem-sucedido de regularização de ativos (R$169,9 bilhões) o que gerou para os cofres públicos cerca de cinquenta bilhões de Reais em impostos e multas. Segundo José Maranhão, inúmeros contribuintes deixaram de aderir ao RERCT durante o prazo original em virtude das possibilidades concretas de alteração do regime e prorrogação do seu termo final. Por isso, na visão do relator, a reabertura do prazo para novas adesões é justa e possibilitará a arrecadação de mais recursos. “O aumento da alíquota do imposto de renda previsto no projeto – de 15% para 17,5% – tem como finalidade evitar privilegiar os contribuintes que aderirem durante o novo prazo, traduzindo medida de justiça e correção em relação àqueles que aderiram ao programa já no primeiro termo”, destaca o senador. 

José Maranhão também acatou emenda apresentada na CCJ que prevê compartilhamento dos recursos – 49% do produto proveniente da arrecadação da multa de regularização deverá ser entregue pela União aos Estados, Distrito Federal e Municípios, “notadamente neste momento de grave crise por que passam todos os entes federativos”.

Até o prazo anterior de repatriação, que se encerrou em 31 de outubro passado, foram apresentadas 25 mil 114 Declarações de Regularização Cambial e Tributária (DERCAT).

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ricardo Nunes é reeleito prefeito de São Paulo em meio a abstenção recorde e campanha acirrada

O atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi reeleito neste domingo (27) com…

27 de outubro de 2024

Evandro Leitão é eleito prefeito de Fortaleza após vencer disputa acirrada contra André Fernandes

Fortaleza elegeu neste domingo (27) seu novo prefeito: Evandro Leitão (PT), que venceu o segundo…

27 de outubro de 2024

Paulinho Freire é eleito prefeito de Natal, vencendo Natália Bonavides no segundo turno

Neste domingo (27), o empresário e político Paulinho Freire (União Brasil), de 60 anos, foi…

27 de outubro de 2024

João Azevêdo vota em João Pessoa e destaca: “Parceria entre estado e município traz resultados positivos”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), exerceu seu direito de voto na manhã deste…

27 de outubro de 2024

Após votar, Veneziano aposta em ‘sabedoria’ do povo de CG para rechaçar “invenção aventureira de outros”

Na manhã deste domingo, 27 de outubro, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) exerceu…

27 de outubro de 2024

Bruno Cunha Lima vence Dr. Jhony com 58% dos votos e é reeleito prefeito de Campina Grande

Com 100% das seções apuradas, Bruno Cunha Lima (UNIÃO) foi reeleito prefeito de Campina Grande,…

27 de outubro de 2024