Categorias: Brasil

Ministro da Justiça assina portaria que regulamenta Salas Lilás após lançamento na Paraíba

PUBLICIDADE

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou nesta terça-feira (25) a portaria que regulamenta a instalação das Salas Lilás em todo o país, nos espaços de Justiça e Segurança Pública.

A medida faz parte do programa “Antes que Aconteça”, que visa fortalecer a rede de apoio e acolhimento a mulheres vítimas de violência.

Na semana passada, a Paraíba inaugurou a primeira unidade da Sala Lilás no Brasil, pelo programa Antes que Aconteça, no âmbito do Ministério da Justiça, por iniciativa da senadora Daniella Ribeiro, em parceria com o Governo do Estado. A sala está instalada dentro do Instituto de Medicina Legal da Paraíba (IML-PB).

O espaço faz parte do programa “Antes que Aconteça” e tem como objetivo oferecer acolhimento especializado a vítimas de violência, garantindo atendimento integrado com a rede de apoio e segurança pública.

Durante o evento em Brasília, além da regulamentação das Salas Lilás, foram anunciadas outras iniciativas para reforçar a prevenção e combate à violência contra a mulher. Entre elas, o Protocolo Nacional de Investigação e Perícias nos Crimes de Feminicídio e os guias de padronização das Patrulhas Maria da Penha e das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMS).

Sobre a assinatura da portaria, a senadora disse que é um momento importante pela regulamentação das salas, o que mostra a relevância das ações do Antes que Aconteça.

O ministro, em sua fala, destacou a visita à Paraíba e enalteceu a iniciativa de Daniella com a implantação da sala dentro do Instituto de Polícia Científica, garantindo um atendimento acolhedor, humanitário e digno para as mulheres vítimas de violência doméstica.

A cerimônia, realizada no Salão Modular do Edifício Sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e marcou o lançamento de uma série de ações estratégicas para aprimorar o atendimento às vítimas de violência.

A portaria assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski fortalece a estruturação das Salas Lilás, garantindo um ambiente acolhedor e especializado para o atendimento de mulheres vítimas de violência. A iniciativa busca unificar protocolos e assegurar que as vítimas recebam suporte adequado em todo o território nacional.

PB Agora

PUBLICIDADE
AddThis Website Tools

Últimas notícias

Em nota, ALPB discorda de decisão judicial que suspende nomeação de Alanna Galdino para vaga no TCEEm nota, ALPB discorda de decisão judicial que suspende nomeação de Alanna Galdino para vaga no TCE

Em nota, ALPB discorda de decisão judicial que suspende nomeação de Alanna Galdino para vaga no TCE

Em nota emitida na noite desta quinta-feira (3), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) afirmou…

3 de abril de 2025
Tiroteio no Campus da UEPB gera pânico entre estudantes e deixa um morto em Campina GrandeTiroteio no Campus da UEPB gera pânico entre estudantes e deixa um morto em Campina Grande

Tiroteio no Campus da UEPB gera pânico entre estudantes e deixa um morto em Campina Grande

Na noite desta quinta-feira (3), um tiroteio assustou os alunos da Universidade Estadual da Paraíba…

3 de abril de 2025
Mais de 70 municípios paraibanos não registraram mortes violentas em 2024, afirma secretário de SegurançaMais de 70 municípios paraibanos não registraram mortes violentas em 2024, afirma secretário de Segurança

Mais de 70 municípios paraibanos não registraram mortes violentas em 2024, afirma secretário de Segurança

“Segurança e Mobilidade – A Segurança Pública e a preservação da vida nos municípios da…

3 de abril de 2025

“População precisa ser ouvida”, diz vereadora sobre mudança no nome de bairros de JP

A vereadora Jailma Carvalho, do PSB, em entrevista nesta quinta-feira (03), se posicionou a favor…

3 de abril de 2025

Justiça Eleitoral rejeita AIJE de Ruy Carneiro que solicitava cassação do mandato de Cícero Lucena

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba rejeitou nesta quinta-feira (03), a Ação de Investigação Judicial…

3 de abril de 2025

“Missão quase impossível”, diz Dinho sobre mudança de nomes de bairros de JP que remetem a ditadores

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowsley, em entrevista nesta quinta-feira…

3 de abril de 2025