Categorias: Brasil

Ministros cobram explicações de Joaquim Barbosa

PUBLICIDADE

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e advogados cobraram neste domingo, 8, explicações do ministro do STF Joaquim Barbosa, que está de licença médica desde abril por causa de um problema crônico na coluna, mas foi visto em uma festa e num bar em Brasília no final de semana. De acordo com eles, Barbosa tem de resolver a sua situação: se fica no tribunal, trabalhando, ou se pede afastamento definitivo da Corte.

“Que se defina a situação”, afirmou o ministro do STF Marco Aurélio Mello. “Eu acho que seria o mínimo de consideração com a sociedade, com o erário, com os seus pares, com o Supremo, que o ministro Joaquim Barbosa viesse a público dar uma explicação”, disse o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante Júnior. “Aparentemente não há coerência entre a postura de não trabalhar em razão de um problema de saúde, que é natural, qualquer pessoa pode ter, e de ter uma vida social onde isso não é demonstrado”, acrescentou Cavalcante Junior.

O presidente da OAB manifestou na semana passada uma preocupação dos advogados com a paralisação dos processos no gabinete de Barbosa. Essa preocupação também aflige os integrantes do STF, que estão sobrecarregados. “O Supremo tem 11 ministros, mas hoje está com 9 apenas (Barbosa está de licença e o ministro Eros Grau se aposentou na semana passada, dias antes de completar 70 anos, quando seria atingido pela aposentadoria compulsória)”, observou Ophir. “O Supremo tem de dar vazão a todos os processos que lá tramitam. Há processos que estão parados há mais de cinco anos na mão do relator. Há processos que envolvem direitos de cidadãos. É necessário que se encontre uma forma de fazer frente a esse déficit de julgamentos”, disse o presidente da OAB.

Aposentadoria. Assim como Marco Aurélio Mello, outros colegas de Joaquim Barbosa no STF consideram que ele tem de resolver logo sua situação para que o tribunal encontre uma solução para os mais de 13 mil processos que estão em seu gabinete.

Um dos ministros defendeu que o Supremo se reúna, comandado pelo presidente Cezar Peluso, para tomar uma decisão institucional sobre o problema, que poderia ser a volta definitiva de Barbosa para o STF ou a sua aposentadoria. Esse ministro observou que o STF, ao contrário de outros tribunais, não pode chamar substitutos. “Não podemos ficar com alguém doente por tanto tempo. Não podemos chamar substituto”, afirmou.

De acordo com um dos integrantes do STF, se não for possível o retorno definitivo de Barbosa ao trabalho, o tribunal poderia acionar dispositivos da Lei Orgânica da Magistratura, que estabelecem regras para aposentadoria em casos de afastamento prolongado para tratamento de saúde. O problema tem de ser comprovado em perícia feita por médicos independentes, afirmam ministros.

Segundo a lei orgânica, o processo poderá ser iniciado com o requerimento de um magistrado, por ordem do presidente da Corte e em cumprimento a deliberação do tribunal.

Estadão

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Com 105 mortes em 2024, Brasil é o país que mais mata pessoas trans

Dados preocupantes. Com 105 mortes em 2024, Brasil é o país que mais mata pessoas…

23 de janeiro de 2025

Vereador Marcílio do HBE nega convite para secretaria, mas se diz disponível para missão na gestão de Cícero Lucena

O vereador Marcílio do HBE (Republicanos) negou ter recebido qualquer convite formal do prefeito de…

23 de janeiro de 2025

Presidente do PT de João Pessoa avalia que, caso estivesse unida, esquerda paraibana teria eleito um senador em 2022

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, nesta quinta-feira (23), o presidente…

23 de janeiro de 2025

Chuvas fortes deixam quatro açudes sangrando no Cariri e no Sertão da Paraíba e Boqueirão ultrapassa 52% de sua capacidade

Chuvas e água em abundância. Quatro açudes da Paraíba estão sangrando após o volume de chuvas…

23 de janeiro de 2025

Cícero Lucena anuncia aumento de 7,5% para a Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa

O prefeito Cícero Lucena anunciou a concessão de aumento salarial em 7,5% para a Guarda…

23 de janeiro de 2025

Abertas inscrições para prática de atividades físicas no Centro Administrativo de JP, em Água Fria

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura de João…

23 de janeiro de 2025