Categorias: Brasil

MPF divulga regulamento de concurso para procurador

PUBLICIDADE

 O Conselho Superior do Ministério Público Federal publicou, no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (4), a resolução nº 135, de 10 de dezembro de 2012, que estabelece normas para o concurso público para o cargo de procurador da República.

O número de vagas não foi definido na resolução, que diz que “será igual ao das existentes no momento da publicação do edital”. O número de vagas e as localidades indicadas no edital podem sofrer alterações no decorrer do prazo do concurso, especialmente em razão do provimento das vagas referentes ao 26º concurso público para o cargo de procurador da República.

O prazo de inscrição no concurso será de 30 dias, contados da data da publicação do edital. A inscrição preliminar será realizada exclusivamente, após o pagamento da taxa de inscrição, nas Procuradorias da República nos Estados e no Distrito Federal e também nas Procuradorias da República nos Municípios indicados no edital de abertura. O candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.pgr.mpf.gov.br/concurso-procurador, preencher o formulário de pré-inscrição, confirmar o envio do mencionado formulário e imprimir a guia de recolhimento (GRU) do valor da taxa.

O concurso terá 5 provas escritas, sendo 1 prova escrita objetiva de abrangência geral, 4 provas subjetivas relacionadas a cada um dos grupos de disciplinas, prova oral de cada matéria e avaliação de títulos.

As provas escritas serão realizadas nas capitais dos estados e no Distrito Federal, conforme o local de confirmação da inscrição preliminar do candidato; e a prova oral será exclusivamente em Brasília, no Distrito Federal.

Haverá uma prova escrita objetiva, com duração de 5 horas, com 120 questões de pronta resposta, divididas em 4 partes, com 30 questões cada, correspondendo cada parte a um dos grupos de disciplinas.

As provas subjetivas, compreendendo uma para cada grupo de disciplinas, serão realizadas em 4 dias consecutivos, com a duração de 4 horas para cada prova.

As provas subjetivas constarão de duas partes, estando a primeira reservada à redação de texto (ato de instauração de ação cível ou penal; parecer, recurso ou peça aplicável a procedimento judicial; dissertação sobre instituto jurídico correlato a uma ou mais disciplinas de um mesmo grupo), e a segunda parte da prova será composta de 6 questões dissertativas, distribuídas entre as disciplinas que integram cada um dos grupos.

 

Apurados os resultados das provas subjetivas pela Comissão de Concurso, será divulgada a relação dos candidatos aprovados nas provas escritas, convocando- os a requererem, no prazo de 10 dias, a inscrição definitiva.

A inscrição definitiva deverá ser requerida na Procuradoria da República na capital da unidade da federação em que foi efetivada a inscrição preliminar, acompanhado da cópia do diploma de bacharel em direito, acompanhada do original para conferência; e comprovação de três anos de prática de atividade jurídica, exercida após a obtenção do grau de bacharel em direito. Todos os títulos devem ser apresentados até a data final da inscrição definitiva.

Com antecedência mínima de 7 dias, serão convocados os candidatos com inscrição definitiva deferida para se submeterem às provas orais, em Brasília.

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024