Na reta final da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) o governo federal voltou a paralisar a Operação Carro-Pipa, que leva água potável para famílias que vivem em zonas rurais de municípios em situação de emergência pela seca no semiárido do Nordeste e de Minas Gerais.
De acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento Regional, o recurso para manutenção da operação até o fim do mês, de R$ 21 milhões, não foi liberado pelo Ministério da Economia, nem há previsão para que isso ocorra.
Essa não é a primeira vez que a verba é cortada. Recentemente toda a bancada nordestina, em especial a da Paraíba, se mobilizou para garantir que os paraibanos continuassem a receber a água potável.
Com a mobilização, houve um repasse extra por parte do Ministério da Economia, mas que apenas garantiu o abastecimento até ontem, terça-feira (13).
Em 2022, a Operação Carro-Pipa, que é uma parceria do MDR com o Exército e existe há mais de 20 anos, atendeu a média mensal de 455 municípios, beneficiando 1,5 milhão de pessoas.
A suspensão da operação é investigada pela Defensoria Pública da União e pelo TCU (Tribunal de Contas da União).
PB Agora