ONG publica anúncio com Dilma Rousseff, a ‘Senhora dos Anéis’, no Financial Times
A presidenta Dilma Rousseff é “A Senhora dos Anéis” e tem em suas mãos o poder de mudar o destino do mundo, ao se decidir com quem irá se aliar: poluidores ou incentivadores de energia limpa. Esta é a imagem do anúncio publicado hoje (22) no jornal britânico “Financial Times” pelo grupo global de mobilização Avaaz, que faz um apelo contra os subsídios à produção de combustíveis fósseis.
O anúncio remete ao filme “O Senhor dos Anéis” e retrata Dilma dividida entre o “mal” (representado pelos governantes dos maiores produtores de petróleo do mundo) e o bem (na figura de líderes supostamente mais favoráveis a fontes de energia limpa). Na peça publicitária, os “malvados” são russo Vladimir Putin, o rei saudita Abdulah e o venezuelano Hugo Chávez; e os “mocinhos”, o britânico David Cameron, o mexicano Felipe Calderón e o neozelandês John Key.
“A ideia do anúncio é chamar a atenção para medidas concretas. É realmente possível acabar com os subsídios para a produção de combustíveis fósseis. Trata-se de dinheiro publico que vai para empresas privadas que produzem petróleo. Sem esse subsídio, haveria recursos para serem aplicados em fontes renováveis de energia. Queríamos que Dilma fosse a líder capaz de fazer essa mudança, e tomar uma medida mais ousada. Aqui, na Rio+20, ela tem esse poder de mudança”, disse ao Yahoo! o diretor de campanhas da Avaaz, Pedro Abramovay.
A Avaaz é tem cerca de 15 milhões de membros. No Brasil, o número de integrantes passa de 1 milhão. Financiada apenas por pessoas físicas, a Avaaz organizou na internet a campanha “Veta, Dilma” sobre o Código Florestal.
Yahoo