Localizado entre os cinco países com a maior superfície do planeta, seu extenso litoral permite distinguir um universo de praias e identidades específicas de cada uma das três regiões banhadas pelo Oceano Atlântico. Em busca de relaxamento, a fim de se conectar de maneira diferente com o sol e a lua, cada região oferece atrações ideais para se tirar proveito.
É precisamente na região do Nordeste, nos estados de Pernambuco e Paraíba, onde se encontram as praias e pontos turísticos mais procurados por turistas de todo o continente. Mas não apenas do exterior: visitantes de todo o país decidem visitar as areias do Nordeste, caracterizadas pela calma que proporcionam e pelo relax visual gerado por suas piscinas naturais.
As piscinas naturais de água cristalina que se formam em Porto de Galinhas são uma de suas principais atrações com a possibilidade de entrar em contato com uma gama de peixes coloridos que surpreendem positivamente a todos os visitantes. Como principal destino de praia, localizada a 60 quilômetros de Recife, a temporada de verão é um bom momento para visitar este local imperdível.
Durante esta estação, as chuvas proporcionam um descanso ideal para se perder em Porto de Galinhas, esta bela vila de pescadores. Com a música de fundo do suave som da água balançando com a brisa como um leve murmúrio ao anoitecer, é possível observar o horizonte atravessado por pequenas jangadas de madeira. Para aqueles que decidem deixar a linha da praia, existe a possibilidade de uma excursão de snorkelling ao longo dos múltiplos recifes de corais que distinguem a área em busca de um cavalo marinho ou de uma tartaruga marinha.
Com mais de 15 quilômetros de areia fina e branca e a visão constante de enormes palmeiras, a combinação dá a esta cidade um tom de sono tranquilo. Ao se dirigir ao norte, você encontrará praias e temperaturas mais quentes que o convidam a descansar ou fazer caminhadas lentas, sempre com protetor solar à mão para evitar o desconforto da pele. Em relação a estas opções diurnas, um lugar imperdível a ser visitado é a ilha de Santo Alexio. Localizada na praia de Carneiro, a superfície de rochas vulcânicas cobertas por vegetação profusa faz dela um lugar ideal para mergulhar em busca das melhores cores subaquáticas.
Para casais, uma viagem imperdível é a excursão de van até a praia de Muro Alto, uma espécie de lago cristalino criado pelo muro que o cerca com uma doca que funciona como uma barreira natural para que a maré se instale. É cativante por sua quietude, ideal para longas passadas ou para praticar caiaque a dois. Se o sol já é suficiente para temperar, outra opção que não pode ser ignorada é dar um passeio à noite. Não perder nenhum detalhe da oferta gastronômica e artística inovadora que está espalhada por suas ruas é um desafio para incorporar todas as suas atrações.
Caracterizado por ter luz natural durante a maior parte de seu dia, João Pessoa tem não só um notório presente, mas também uma história muito interessante. É a terceira cidade a ser fundada em todo o território brasileiro e, como se isso não fosse suficiente, é o ponto mais oriental de todo o continente. Desde suas origens, seu centro histórico ainda preserva edifícios como a Igreja de São Francisco, construída no século XVI, que se tornou um centro cultural após ter sido declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, com várias capelas e conventos a serem descobertos, repletos de motivos sagrados que cativam os visitantes com seu trabalho. Na verdade, o turismo religioso em João Pessoa também é um foco de atenção nesta cidade. Outro local de referência e enorme valor histórico a ser visitado é o Forte de Santa Catarina, o que explica em parte o porquê de a cidade ter sido concebida de costas para o litoral, ao contrário de seus pares na região. O Hotel Globo também permite que você entre em contato com uma história milenar que deixa seus vestígios a cada passo para redescobrir o legado das primeiras pessoas que avistaram esta terra.
Capital do estado da Paraíba, em 1992 João Pessoa foi reconhecida pela ONU como a cidade com a segunda maior quantidade de árvores do mundo, ficando atrás apenas de Paris. 700 hectares de vegetação protegida fazem dela um lugar ideal para limpar sua mente caminhando por suas amplas avenidas decoradas com árvores frutíferas e ornamentais. Ao mesmo tempo, o passeio marítimo, com seu calçadão e coqueiros, convida você a relaxar e pensar que cada solução está ao seu alcance.
Como uma mistura de uma cidade com mais de 800.000 habitantes, o que é realmente um tesouro é que ela também preserva, ao lado das novíssimas torres, construções que se referem à arquitetura barroca, ou seja, que é habitual ser cativado pelas curvaturas, cúpulas e elipses que este estilo dos séculos XVII e XVIII propõe. A gastronomia é outra forma de sentir o lugar que você está visitando. Em João Pessoa, o prato principal é o arrumadinho, à base de feijão, carne seca, tomate, pimentão, cebola, farinha de mandioca e coentro. Conhecer a culinária local envolve degustar todos os tipos de frutos do mar e, seja como entrada ou desfrutando na praia de uma leve digestão,
saborear um abacaxi será mais do que agradável.
É hora de decidir, seja se aventurar por alguns dias na cidade onde o sol nasce primeiro com o augúrio de um novo ano cheio de fortuna; ou se perder em uma pequena cidade portuária onde a brancura da areia se funde com a água cristalina fazendo com que a vista se perca em uma paisagem única.
Um gole de cachaça ao nascer ou ao pôr do sol no rio Jacaré, sem a correria do tempo impulsionada pelas agendas, é o possível complemento de uma foto que inclui um amplo foco e um fundo transparente de areia e mar.
Fotografia: Sidath Vimukthi
O médico e ex-prefeitável campinense Jhony Bezerra, filiado ao PSB, está prestes a assumir a…
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) afirmou, na semana passada, que defende que o PL…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (25), um novo alerta de perigo…
O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) divulgado neste domingo pelo Instagram especializado em economia…
A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…
A partir desta segunda-feira (25), ao menos 70 municípios da Paraíba terão os serviços de…