Dias duros e difíceis são os vividos nessas três últimas semanas no estado do Rio Grande do Sul, porque não dizer, em todo o Brasil. As águas inundaram esse estado e resolveram fazer dele sua habitação. Cidades e mais cidades alagadas, cenas grotescas e destruidoras invadiram os corações dos brasileiros e os levaram a irmanar-se num só espírito. Na verdade, a irmandade e compaixão tornaram-se mãe de todos nesse momento de flagelo.
A natureza gemeu e os seres irracionais expressaram seus desesperos. A imagem de um cavalo em cima de um teto por cinco dias, foi algo extraordinário, que correu o mundo. Desse quadro podemos tirar várias lições. Se na verdade, o cavalo não possui a dádiva de pensar, uma coisa é certa, ele preferiu não suicídio. Silencioso e com equilíbrio, esperou por cuidados humanos.
Crianças, idosos, enfim, muito sofrimento tem assolado o povo gaúcho nesses últimos dias. Se é juízo divino ou só fúria da mãe natureza, por encontrar seu caminho obstruído, não podemos nos precipitar e sairmos por aí fazendo prognósticos absurdos. Porém, eu me atrevo a pensar: no Brasil, estamos por anos entregue às baratas, quando o assunto se refere a cuidados com nossa infraestrutura. Saneamento básico, canais e vazantes obstruídos, lixo e mais lixo, que invadem nossos rios, acessos viáveis para as águas, que deveriam ser feitos e não o são.
Eis aí, alguns dos muitos itens, no qual estamos em falta. Bilhões de reais, são devorados de modo indevido, todos os anos. De maneira covarde, desumana e cruel, tanto na infraestrutura e porque não dizer: na segurança pública, educação e saúde, bilhões e bilhões indo pelo ralo.
Amigo leitor, não tenha dúvida, a conta sempre chega. O terrível é que o pau termina caindo, quase sempre, na cabeça do menos favorecido. Até quando vamos viver essa maldita novela corruptiva. Pensei que, com o acesso à tecnologia moderna e a informação quente que nos proporciona as redes sociais, nosso povo viesse a ser mais esclarecido, porém, não está se dando isso.
A cada eleição tiramos a prova dos nove. O povo continua enviando através do voto ao poder, as mesmas castas que nos governam e nos fazem sofrer por anos. Recente estudo nos mostra que 50 milhões de brasileiros vivem em áreas de risco, com grandes possibilidades de repetir catástrofes dessa espécie em outros estados brasileiros. Quem poderá nos ajudar?
Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro
A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…
O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…
O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…
A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…
A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…