A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: “As Assembleias de Deus sob fogo cruzado”!

Igreja centenária no Brasil, plantada do Oiapoque ao Chuí, com um relevante serviço prestado em todo território nacional. Na verdade, é ela, a maior congregação em número de membros, em nossa pátria. A grande pergunta do momento é: o por que dessa majestosa Igreja, ser tão exposta de um modo negativo e ridículo nos dias atuais, por membros dissidentes nas redes sociais, tendo suas principais lideranças levadas ao escárnio todos os dias, incluindo duras críticas de membros oposicionistas que nela permanecem? E aqui reafirmo: não só dissidentes, porém, de lideranças que permanecem no seio da mesma congregação e que demonstram não estar de acordo com as atuais administrações.

As Assembleias de Deus no Brasil, cresceram e cresceram muito, tornou-se robusta, rica e opulenta, ainda que tenhamos que aceitar, que várias correntes dissidentes, levando o seu nome, tem prosperado em nosso território, mesmo desassociadas da matriz principal. No entanto, os campos: Missão & Madureira, são os mais frutíferos. Hoje as Assembleias de Deus tem em seu seio, uma infinidade de membros políticos, elegidos por ela mesma: vereadores, prefeitos, deputados estaduais, federais e senadores.

Magistrados e homens de negócios fazem parte do seu bojo-robusto. Muito embora, sem nenhuma dúvida, sua camada mais forte, continua sendo, os habitantes da periferia, gente simples, que é fácil tê-la nas mãos, controlando-as e implantando uma cadência de dogmas e costumes inerentes à liderança pentecostal radical. Seus líderes, até anos atrás, não traziam quase nenhuma formação acadêmica ou teológica, hoje, eles têm dado um salto de 30% numa escala de 100, isso é louvável.

Quando antes proibiam até o estudo teológico e a ida a seminários, hoje, muitos desses campos já trazem seus próprios Institutos Bíblicos. Uma coisa eles carregam até hoje: o exclusivismo, em muitos campos, nos dando uma aparência de seita. Nos seus grandes serviços comemorativos, encontro para celebrar o dia da Bíblia e outras coisas mais, não se mesclam com outras denominações evangélicas, chegando em algumas ocasiões a denominar os membros dos demais grupos de “primos”, de uma forma jocosa.

Esses dias, fiquei admirado e feliz, com a aceitação acatada pela cúpula mais poderosa deles no Brasil, lá de São Paulo, em receber em seu templo maior, o exímio pregador presbiteriano, Hernandes Dias Lopes, na verdade, muito me alegrei e louvei essa iniciativa por parte dos “Wellingtons”, paulista.

A pergunta continua: O por que do levante oposicionista dentro das Assembleias de Deus nos dias atuais? São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Recife, Maranhão e Paraíba, são estados que no momento se encontram no olho do furacão da oposição assembleiana brasileira. Na verdade, grande parte da sua liderança não se deu conta de que o mundo da comunicação e diversidade mudou e é elástica.

As redes sociais, aí estão, e vieram para ficar. O povão descobriu que agora tem voz e não só ouvido. Gritar desde o púlpito: estais disciplinado, eliminado ou exigir que um pobre coitado venha a frente para confessar o seu pecado em público, são coisas que as Assembleias de Deus e outros grupos que comungam desse método mesquinho tem que repensar. Aqui para nós: na maioria das vezes, só os desprovidos de educação e bens materiais são expostos a esse ridículo. O Youtube tem sido uma arma devastadora e muitas vezes desumana, usada por oposicionistas das Assembléias de Deus para bombardeá-la. Antes era a voz com uma só via: o líder maior, falava, determinava, ditava a sentença e a pobre ovelha sem direito a defesa e de uma forma humilhante acatava a sentença que fluía desde o púlpito, muitas vezes sem nenhum fundamento bíblico e devastava a ovelha. A pancada do bombo mudou, agora, membresia tem voz que ecoa de norte a sul de leste a oeste, nos quatro cantos do mundo.

Para a liberdade foi que Cristo Jesus nos chamou. Espero que os oposicionistas sejam íntegros, verdadeiros e justos, debatendo dentro da verdade e só da verdade. Não use a metralhadora You Tube, para fazer estrago na Seara do Mestre, de um modo injusto…Que os atuais líderes assembleianos, procurem reaver seus conceitos e apreço à sua membresia.

 

Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe