A Paraíba o tempo todo  |

OPINIÃO: Esquerda/direita ou elite/povo?

A categoria esquerda/direita política foi criada na Europa em um contexto de clara oposição entre conservadores e progressistas. Apesar de mudanças no uso desses conceitos, o núcleo duro da oposição reformistas/progressistas na Europa ainda permanece.

No caso brasileiro, precisamos questionar a extensão do poder explicativo dessa categoria. Historicamente, o Brasil tem sido dominado por elites políticas e burocráticas que, com a força do Estado, monopolizam a riqueza e o poder político nacional, deixando pouco espaço para mobilidade social e questionamento das próprias elites.

No Brasil, o poder político tem dono: as elites políticas e burocráticas formam um “estamento”, isto é, grupos tradicionais utilizam o poder estatal para manter o próprio poder e os próprios benefícios.

No cenário brasileiro, apesar de a categoria esquerda/direita política ter sentido na distinção entre cosmovisões progressistas e conservadoras, parece mais relevante pensar que a questão política principal é a oposição entre elites/povo.

Há uma certa oposição entre interesses das elites e de parte significativa do povo. No Brasil, as elites permitem pouca mobilidade social, não permitem a retirada de seus privilégios, impedem qualquer movimento político que questione seu monopólio, utilizam de procedimentos jurídicos para se proteger e pesam o Estado sobre o povo com crescentes taxações.

Existem muitos motivos para entender que no Brasil a polarização principal não é direita/esquerda, mas sim elite/povo. Precisamos desenvolver uma cultura de profunda crítica às elites “donas do poder” político. É necessário termos uma postura crítica às elites nacionais que usam do Estado para se beneficiar e fustigar o povo brasileiro.

Anderson Paz

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica do portal PB Agora.


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe