OPINIÃO: Esquerda/direita ou elite/povo?

PUBLICIDADE

A categoria esquerda/direita política foi criada na Europa em um contexto de clara oposição entre conservadores e progressistas. Apesar de mudanças no uso desses conceitos, o núcleo duro da oposição reformistas/progressistas na Europa ainda permanece.

No caso brasileiro, precisamos questionar a extensão do poder explicativo dessa categoria. Historicamente, o Brasil tem sido dominado por elites políticas e burocráticas que, com a força do Estado, monopolizam a riqueza e o poder político nacional, deixando pouco espaço para mobilidade social e questionamento das próprias elites.

No Brasil, o poder político tem dono: as elites políticas e burocráticas formam um “estamento”, isto é, grupos tradicionais utilizam o poder estatal para manter o próprio poder e os próprios benefícios.

No cenário brasileiro, apesar de a categoria esquerda/direita política ter sentido na distinção entre cosmovisões progressistas e conservadoras, parece mais relevante pensar que a questão política principal é a oposição entre elites/povo.

Há uma certa oposição entre interesses das elites e de parte significativa do povo. No Brasil, as elites permitem pouca mobilidade social, não permitem a retirada de seus privilégios, impedem qualquer movimento político que questione seu monopólio, utilizam de procedimentos jurídicos para se proteger e pesam o Estado sobre o povo com crescentes taxações.

Existem muitos motivos para entender que no Brasil a polarização principal não é direita/esquerda, mas sim elite/povo. Precisamos desenvolver uma cultura de profunda crítica às elites “donas do poder” político. É necessário termos uma postura crítica às elites nacionais que usam do Estado para se beneficiar e fustigar o povo brasileiro.

Anderson Paz

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica do portal PB Agora.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024