Mesmo sem ter dados específicos de que haverá desabastecimento de arroz no mercado brasileiro, o Governo Federal antecipou-se a buscar arroz em terras asiáticas. Sabemos que o Rio Grande do Sul, estado atingido de cheio em suas produções pelas fortes chuvas e enchentes gigantes, que assolou grande parte do seu território, é esse estado o maior e o gigante na produção de arroz em todo território nacional.
Na verdade, chega a produzir 60% de toda nossa safra. No entanto, temos em nosso território um setor produtor de grãos, que denominamos de Agronegócio. Na verdade, o “Agro” brasileiro é um gigante, que não só alimenta os duzentos milhões de habitantes de nossa nação, como também, a mais de um bilhão de pessoas em nosso mundo. Os dirigentes do agro dizem não haver necessidade dessa preocupação do Governo Federal, com o desabastecimento interno de arroz em nosso território.
O governo já autorizou e foi realizado o leilão de 260 milhões de toneladas desse grão, podendo segundo a necessidade, chegar a um bilhão de toneladas do grão, advindo de países asiáticos, principalmente da Tailândia. Já foi imposta uma demanda jurídica sobre o governo, para não importação do grão, a mesma foi ganha, porém, foi quase imediatamente derrubada por outra instância judiciária maior.
Para quem acompanha de perto, o governo Lula e o agro brasileiro, não se beijam. Isso é triste, pois um setor altamente produtivo dentro do Brasil e fora dele, deveria andar de mãos dadas com o Governo Federal e não o contrário. Se for o motivo dessa desavença, picuinha política, é uma tristeza, pobreza e desgraça para o nosso país. Alegar que o Agro foi e é um agente motivador das políticas de direita e bolsonarista, é uma triste aberração.
O Agro é nosso, ele é brasileiro a serviço da nação e do seu povo. Se na verdade, for comprovado com o tempo que não há necessidade desse montante de arroz para o estômago do nosso povo, só o Governo Federal terá a perder. E mais, terá que explicar a razão da birra de menino, com esse gigante da alimentação, nacional e mundial.
Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro