Opinião: Importação de arroz!

PUBLICIDADE

Mesmo sem ter dados específicos de que haverá desabastecimento de arroz no mercado brasileiro, o Governo Federal antecipou-se a buscar arroz em terras asiáticas. Sabemos que o Rio Grande do Sul, estado atingido de cheio em suas produções pelas fortes chuvas e enchentes gigantes, que assolou grande parte do seu território, é esse estado o maior e o gigante na produção de arroz em todo território nacional.

Na verdade, chega a produzir 60% de toda nossa safra. No entanto, temos em nosso território um setor produtor de grãos, que denominamos de Agronegócio. Na verdade, o “Agro” brasileiro é um gigante, que não só alimenta os duzentos milhões de habitantes de nossa nação, como também, a mais de um bilhão de pessoas em nosso mundo. Os dirigentes do agro dizem não haver necessidade dessa preocupação do Governo Federal, com o desabastecimento interno de arroz em nosso território.

O governo já autorizou e foi realizado o leilão de 260 milhões de toneladas desse grão, podendo segundo a necessidade, chegar a um bilhão de toneladas do grão, advindo de países asiáticos, principalmente da Tailândia. Já foi imposta uma demanda jurídica sobre o governo, para não importação do grão, a mesma foi ganha, porém, foi quase imediatamente derrubada por outra instância judiciária maior.

Para quem acompanha de perto, o governo Lula e o agro brasileiro, não se beijam. Isso é triste, pois um setor altamente produtivo dentro do Brasil e fora dele, deveria andar de mãos dadas com o Governo Federal e não o contrário. Se for o motivo dessa desavença, picuinha política, é uma tristeza, pobreza e desgraça para o nosso país. Alegar que o Agro foi e é um agente motivador das políticas de direita e bolsonarista, é uma triste aberração.

O Agro é nosso, ele é brasileiro a serviço da nação e do seu povo. Se na verdade, for comprovado com o tempo que não há necessidade desse montante de arroz para o estômago do nosso povo, só o Governo Federal terá a perder. E mais, terá que explicar a razão da birra de menino, com esse gigante da alimentação, nacional e mundial.

 

Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024