Opinião: O Garanhão de Brasília!

PUBLICIDADE

Givaldo Alves de Souza, 48 anos, até então um simples desconhecido, andarilho e abandonado pelo cruel sistema social do nosso país, perambulando pelas ruas de Planaltina, Brasília, num abrir e fechar de olhos, através de um acontecimento inédito e numa história que poderá parar nas telas dos seriais de Netflix, tem sua vida sacudida e mudada de um modo bastante controverso e inusitado. “Moço, moço, quer namorar comigo?” Givaldo olha para trás, para a direita e esquerda e não vê ninguém. A jovem continua, segundo palavras do Givaldo a gritar sem parar e quase sem fôlego: “Queres namorar comigo?” “Você está se dirigindo a mim?” Indaga Givaldo, sem acreditar. Pensando que é uma pegadinha do Silvio Santos.

Não sabemos a fundo a raiz ou razão dessa desesperação da jovem mulher ou em que outras ocasiões ela teve oportunidade de admirar em encontros casuais caminhando pelas esquinas de Brasília o comportamento do andarilho, Givaldo. O certo é que, a partir desse momento, a vida do Givaldo teve cinco minutos de prazer, uma hora de angústia com sofrimento dentro de um carro que ele nem mesmo se deu conta de como foi ali parar, tendo um encontro sexual-casual com uma mulher casada e desesperada por admiração e carinho e que levou, não sabemos como, o seu esposo rapidamente ao ninho proibido. Chegando lá, desfechou duros golpes no Givaldo. Enlouqueceu quando viu perplexo o corpo desnudo de sua mulher dentro de um carro a céu aberto, desfrutando das carícias de um andarilho.

Para o esposo, humilhação total, para Givaldo, loucura sem medida. Não sei se essa mulher fez tudo isso premeditado para simplesmente humilhar ao seu esposo por desgostos que lhe dava o mesmo dentro do casamento ou de necessidades não supridas. Os andarilhos são pessoas como eu e você que, por um motivo ou outro, perderam o controle do curso da vida lá atrás. Eles se encontram em todo o mundo. Nas esquinas de Nova York, aos montes em San Diego, Califórnia, Londres, Paris, Sidney, Tóquio, Curitiba, São Paulo, Rio e etc. Eles sempre invadiram o nosso mundo em todas as épocas e nós, os com tetos, trazemos nossa parcela de culpa por essa desgraça humana.

Jesus, mesmo quando andou aqui na terra, encontrou-se com muitos andarilhos. O endemoniado de Gadara, foi um deles, Lucas 8. 26-56. Eu sempre paro para admirá-los, ao conversar com eles eu posso descobrir em muitos que a inteligência e a capacidade foi sufocada e às vezes enterradas pelas intempéries da vida. Eles são, muitas vezes, poetas, filósofos, cientistas, economistas, matemáticos, conselheiros, historiadores, religiosos, que nos chegam a assombrar com tanta diversidade de inteligência que sai de suas cabeças pensantes e sem teto.

São seres iguais a mim e a você, merecem o nosso respeito e atenção. Têm seus corpos marcados e mutilados pela crueldade da vida e abandono dos nossos olhares superiores, porém, no seu desespero interno estão a gritar por socorro, todas as vezes que atravessam em nossos caminhos em qualquer esquina da vida. Givaldo é um desses que terminou como sortudo, abraçado por grande parte da sociedade brasileira, entrevistado pelo Blog “Metrópole” e, depois disso, passou a ser ambicionado por partidos políticos aventureiros e aproveitadores de ocasião desesperados com o intuito de fazer do Givaldo um puxador de votos. E que dizer dos demais andarilhos? Quais serão os seus destinos? Cada um de nós podemos responder com ações nobres a essa pergunta, pondo o nosso grão de areia em favor do semelhante.

Elcio Nunes
Instagram: elciojnunes

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa ganha Portal de Negociações para multas de trânsito; saiba como funciona

A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…

22 de novembro de 2024

Divulgadas datas da Festa da Luz 2025; confira!

A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…

22 de novembro de 2024

Cícero Lucena entrega USF Alto do Mateus reformada e autoriza mais quatro unidades

Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…

22 de novembro de 2024

Cândida Vargas ganha reforço na segurança com instalação de catracas de reconhecimento facial

O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…

22 de novembro de 2024

Veículo Peugeot 207 pega fogo na BR-101 próximo ao Viaduto de Oitizeiro; trânsito já foi normalizado

Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…

22 de novembro de 2024

Indiciamento de Bolsonaro e mais 36 pode começar a ser analisado pela PGR na próxima semana

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…

22 de novembro de 2024