A data de sua fundação é 26 de abril de 1965, tendo à frente o Dr. Roberto Marinho. Nessa época eu tinha apenas 10 anos de idade e em nossas mentes a televisão não era tão forte como se tornou nos anos subsequentes. A Globo, agigantou-se no Brasil, tornou- se líder em toda a América Latina e hoje só perde para a ABC Americana, pertencente ao grupo poderoso de Walt Disney.
A família Marinho usou cordão de três dobras, teve uma visão dos seus dias, com perspectiva do que lhe apresentava o futuro, abraçou essa visão sem medo, pôs o pé na estrada da vida para alcançar gigantes objetivos. Família unida jamais será vencida. Como todo projeto e organização, a Globo tem passado por tempos de glórias e de intempéries. Não quero discutir a qualidade de sua programação e sim esse espantoso nível de audiência ininterrupta sobre várias gerações.
Nos últimos anos a perseguição sobre ela tem sido atroz, chegando a ser chamada de “Globo Lixo”; contudo sua audiência não cai. Grande parte do povo evangélico faz frente a ela e até foi lançada uma campanha a nível nacional para que esse segmento
a repugne.
Então qual o segredo do seu assombroso sucesso? Nessa última semana, vieram números impressionantes de sua audiência no ranking nacional, 31.2%, deixando lá atrás a Rede Record, SBT e Bandeirantes. Na verdade, não podemos desprezar nem fazer vista grossa a sua força de audiência em todo o Brasil e em outras partes do mundo.
Aqui enumerarei alguns dos aspectos, que creio fazer da Rede Globo de Televisão ser líder incontestável em audiência.
1 – Seleta equipe de profissionais. Isso é indiscutível, muitos que passaram pela mesma, hoje enriquecem outras redes. Eu os comparo com jogadores que passaram por grandes e famosas equipes europeias e que hoje estão em equipes minúsculas em seus países de origem.
2 – A notícia quente e clara que a mesma faz chegar aos ouvidos e olhos de sua audiência. A Globo sempre está presente na maioria das vezes, no ato do acontecimento.
3 – Jornalismo de ponta. Até hoje muitas das concorrentes têm seus âncoras imitando o tom de voz dos apresentadores da Globo. “Cid Moreira é o maior exemplo”. Os seus jornalistas têm comentários locais e internacionais como nenhum outro.
4 – A dramaturgia da Globo, na verdade, é de excelência. Quanto a novelas, o público sempre apontará as Best Sellers da Globo, ainda que possam existir algumas que não estão a seu gosto.
5 – Finalmente a Globo põe excelência em tudo o que faz.
Que lição podemos tirar dessa equipe que vive em vitória de audiência por mais de meio século? Tentarmos tomar o nome do seu grupo e aplicar o que for possível e adequado aos nossos projetos. A TV Globo é nossa, ela é brasileira, e não se tolera que a chamemos de lixo. Se existe algo que não lhe agrada em sua programação, use um e-mail, número de WhatsApp e deixe sua insatisfação e opinião. Jamais seremos grandes e nobres tentando pisotear alguém e jogá-lo no lixo. O nosso dever é opinar e ajudar aos demais a permanecerem em suas carreiras com dignidade. E aos que começam, devemos lhes indicar o caminho da vitória e perfeição. Assim fazendo, teremos um mundo acessível e melhor para todos.
Elcio Nunes
Quer falar com o colunista? Envie um e-mail para: nunes3106@sbcglobal.net
O Instituto de pesquisa DataVox mais uma demonstrou precisão ao acertar os resultados das eleições…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) já se prepara para a próxima eleição da Mesa…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) fez uma declaração que pode ter um grande impacto…
O líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Chico Mendes (PSB), demonstrou confiança…
O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, foi reeleito…
Ao comentar a operação deflagrada nesta terça-feira (19) pela Polícia Federal (PF), o ministro da…