Categorias: Brasil

Orçamento para 2018 prevê um bom cenário para concursos públicos

PUBLICIDADE

A ansiedade dos concurseiros a respeito da abertura de processos seletivos em 2018 vai ser tranquilizada em poucos dias. Isso porque o Congresso Nacional aprovou na noite desta quarta-feira (13) o projeto de Lei Orçamentária Anual para 2018 com valor total de gastos de R$ 3,57 trilhões. O Orçamento segue agora para sanção presidencial. Nela consta as autorizações para criações de vagas e admissões de novos servidores. Somente após a aprovação é que irá para a sanção presidencial.

As expectativas são altas, já que no quesito concurso público, o anexo V, que trata do provimento, admissão e contratação, tem oportunidades para quem deseja ingressar em órgãos como o Senado Federal, Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas da União e muitos outros. “Essa vai ser uma boa oportunidade para os candidatos que têm aproveitado o período de maré mais baixa, em 2017, para estudar de média a longo prazo, com antecedência. Esses concursos são muito competitivos e nada adianta sair o edital e o candidato não estar preparado”, confia Gabriel Granjeiro, presidente do Gran Cursos Online.

Mais de 40 órgãos públicos, entre ministérios, institutos, agências reguladoras e estatais, tiveram seus pedidos protocolados, com oportunidades para carreiras de nível médio e superior e vencimentos iniciais que podem ultrapassar a casa dos R$ 20 mil. “Depois da alta recessão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão em relação à autorização de seleções nos últimos dois anos, é preciso preencher essas vagas. A sociedade sente que a falta de concursos agravou a situação já precária de órgãos considerados extremamente relevantes”, explica Gabriel Granjeiro.  

Depois de sancionar o Projeto de Lei Orçamentária Anual, as vagas poderão começar a serem preenchidas no decorrer do próximo ano. “Não há um prazo determinado para a resposta, mas nos últimos anos as vagas foram liberadas levando-se em consideração a grande necessidade do órgão e muita negociação de seus representantes. As necessidades são altas, devido ao número de servidores aposentados, entre outras particularidades de cada órgão”, concluiu o presidente do curso preparatório para concursos.

Concursos previstos para 2018

Este ano o Planejamento já autorizou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) a preencher 300 vagas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a realizar concursos para 300 veterinários efetivos e 300 temporários, e a Advocacia-Geral da União (AGU), extraoficialmente, a abrir concurso para 100 vagas na área de apoio.

Das vagas previstas no Orçamento, 6.564 são para criação e 4.404 para provimento em vários cargos.

Para o Legislativo, 89 chances devem ser destinadas à Câmara dos Deputados, 70 para o Senado Federal e dez para o Tribunal de Contas da União.

No Poder Judiciário, a expectativa é de que sejam 53 vagas para o Supremo Tribunal Federal (STF), 720 para o Superior Tribunal de Justiça, 3.427 para a Justiça Federal, 780 para a Justiça Militar da União, 987 para Justiça do Trabalho, 58 para a Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e oito para o Conselho Nacional de Justiça.

O Poder Executivo contará com 3.220 oportunidades distribuídas entre a substituição de terceirizados, militares (Aeronáutica, Exército e Marinha) e Fundo Constitucional do Distrito Federal.

As demais chances no Orçamento de 2018 são para o Ministério Público Federal (7 vagas), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (6), Ministério Público do Trabalho (12) e Defensoria Pública da União.

 
Redação com Ascom
PUBLICIDADE

Últimas notícias

Defesa de Braga Netto ressalta lealdade do general a Bolsonaro

A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da PB sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

24 de novembro de 2024

Inscrições para 3ª edição da Ultramaratona Aquática encerram próxima quarta-feira

O prazo de inscrição para os competidores que desejam participar da 3ª edição da Ultramaratona…

24 de novembro de 2024

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na Assembleia Legislativa

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024