Categorias: Brasil

Organizada por paraibanos, 1ª Mostra da Fantacine tem programação on-line e gratuita para todo o Brasil

PUBLICIDADE

Organizada pelos paraibanos João Paulo Palitot (cineasta) e Virgínia Duan (produtora cultural) com o objetivo de fomentar a rede cultural do país, a 1a edição da Fantacine: Mostra de Cinema Fantástico de Rondônia iniciou, nesta semana, a exibição de 26 filmes (curtas-metragens) distribuídos nas mostras temáticas Anhangá, Boiúna e Akuanduba.

Haverá, ainda, a exibição de dois filmes convidados no encerramento da mostra. Tudo de forma gratuita e on-line, respeitando os protocolos sanitários contra a Covid-19. A iniciativa é realizada com recursos da Lei 14.017/2020 – LEI ALDIR BLANC.

Entre os dias 23 a 25 de abril, o público terá acesso de maneira virtual à produção audiovisual brasileira do gênero fantástico (que rompem a barreira da naturalidade e da realidade, o que inclui os gêneros de ficção científica, thriller, suspense, fantasia e terror), produzida em 12 estados brasileiros. A curadoria do evento, responsável pela seleção dos curtas-metragens inscritos, é assinada pelos cineastas Gian Orsini e Ian Abéem parceria com a curadora e técnica audiovisual Betânia Avelar.

 

Sobre as mostras:

A Mostra Akuanduba faz um recorte temático sobre a produção da ficção científica brasileira. “Através da construção deste pequeno recorte de obras que buscam compreender alguns anseios e temores da sociedade contemporânea, a relação entre os seres viventes (humanos ou não), a tecnologia e a política, nossos medos e projeções catastróficas são tecidas na tela por meio de uma potente e diversificada produção que vislumbra o futuro como imposição da necessidade de questionar o presente, as causas e efeitos que nos fizeram caminhar até aqui”, comenta o curador Gian Orsini.

Os filmes escolhidos sob o recorte específico da temática são: Missão Berço Esplêndido (SP), de Joel Caetano; E agora, Você (PB), de Edson Lemos Akatoy; Sobre Nossas Cabeças (BA), de Susan Kalik e Thiago Gomes; Ex-humanos (PE), de Mariana Porto; Atrofia (PE), de Geisla Fernandes e Wllyssys Wolfgang; Carta ao presidente Francis Pierce ou Algo sobre nosso tempo (SP), de Well Darwin e Psicotikka; DNA-M Deus Não Acredita em Máquinas (PB), de Ely Marques Ferreira; Nave Mãe (RJ), de Eloi Leones e Yuri de Carvalho Lobo; LU-MEN (BA), de André Ottero e Murilo Rocha; Tá Foda (RS), de Aline Golart, Denis Souza, Fernanda Maciel, Ícaro Castello, Ligia Torres, Victoria Alves; e O Prazer de Matar Insetos (RJ), de Leonardo Martinelli.

A Mostra Boiúna traz o universo mítico para o centro da sua discussão. Segundo a curadora Betânia Avelar, “como os domínios turvos das águas dos rios em que habita a Boiúna, o cinema fantástico mítico persegue rastros serpenteados do perturbador universo do aterrorizante e do sobrenatural. O universo mítico costuma ser um recurso e um dos caminhos mais enigmáticos na atmosfera do cinema fantástico”.

Os filmes que integram essa mostra são: Mãtãnãg, A Encantada (MG), de Shawara Maxakali e Charles Bicalho; Vendo Boto (AM), de Nonato Tavares; A Barca (AL), de Nilton Resende; Fundo do Céu (BA), de Matheus Vianna; Rasga Mortalha (MA), de Thiago Martins de Melo; Jamary (AM), de Begê Muniz; e ECO (ES), de Lucas de Carvalho Costa.

A Mostra Anhangá se notabiliza pela diversidade dos olhares e das formas de construção do horror. “Entre tantos curtas-metragens de horror que foram inscritos, vimos, nos filmes selecionados, os medos residentes em nossa sociedade. Talvez, isso marque o nosso cinema de horror. Nossa mostra apresenta um pouco dessa catarse social. Filmes que retratam o medo de si, do próximo, do social, da história, do espiritual, do desconhecido. Através do cinema de horror, esses medos são expostos. Divididos. Vividos.”, comenta o curador Ian Abé.

Para esse recorte temático, as obras que integram a programação são: 290 Venenos (MT), de Petter Baiestorf; EGUM (RJ), de Yuri Costa; Náusea (PR), de Thomas Webber; Ouroboros (SP), de Adriano Gomez; Sol (SP), de Carlos G. Gananian; O buraco (AM), de Zeudi Souza; Onze Minutos (BA), de Hilda Lopes Pontes; Conte sua história ou Entregue sua alma (RJ), de Andrea Avancini.

Até às 23h59 do domingo (25/04) você pode conferir os 26 filmes selecionados e acompanhar os debates. Então bora fazer uma pipoquinha e curtir o fim de semana em grande estilo?

?Pega a visão!

Onde assistir?: www.fantacine.com.br

Onde acompanhar a cobertura?: @mostrafantacine. TUDO GRATUITO E ONLINE !!

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FANTACINE

  • A exibição dos filmes selecionados estarão disponíveis no site da Fantacine das 23h59 do dia 23/04 às 23h59 do dia 25 de abril (horário de Brasília – DF).

Dia 24/04 SÁBADO

  • O dia todo: Exibição dos filmes selecionados nas Mostras Akuanduba, Boiúna e Anhangá.
  • 8h às 18h (Horário de Brasília): Debate da Mostra Boiúna, com mediação da curadora Betânia Avelar.

 Dia 25/04 DOMINGO

  • O dia todo: Exibição dos filmes selecionados nas Mostras Akuanduba, Boiúna e Anhangá.
  • 8h às 18h (Horário de Brasília): Debate da Mostra Anhangá, com mediação do curador Ian Abé.

Dia 26/04 SEGUNDA-FEIRA

  • 8h às 22h (Horário de Brasília): Encerramento oficial no site.
  • 8h às 22h (Horário de Brasília): Exibição dos filmes de encerramento: Makinaria (PB), curta-metragem de animação, de Igor Tadeu; e O Nó do diabo (PB), longa-metragem de terror, de Ian Abé, Ramon Porto, Jhésus Tribuzi e Gabriel Martins.

Acompanhe a FANTACINE 2021 através dos nossos canais: 

Na Webwww.fantacine.com.br

No Instagram: @mostrafantacine

No Facebook: @mostrafantacine

CONTATO

E-mail oficial: contato@fantacine.com.br

Assessoria de imprensa Virgínia Duan l virginiaa.duan@gmail.com

Realização: Roda Produções

Coordenação geral: Virgínia Duan e João Paulo Palitot.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024