Considerada a estação das flores, e transição para o inverno, o outono começou nesta quarta-feira (20) e será de tempo muito seco e temperaturas acima da média em boa parte do Brasil.
A nova estação teve início às 0h06 do dia 20 de março e se estenderá até às 17h51 do dia 21 de junho.
Estação de transição entre o verão e o inverno, o outono normalmente é caracterizado por chuvas mais escassas no interior do Brasil e temperaturas amenas.
Segundo os meteorologistas, os efeitos persistentes do El Niño e a atmosfera mais quente, influenciada pelo Oceano Atlântico mais aquecido, vão fazer com que o país tenha um outono de mais calor e tempo seco do que o registrado no ano passado.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, na estação outono aparecem as primeiras ocorrências de fenômenos como nevoeiros, geadas, neve e friagem.
Outono, estação das frutas
Outono é lembrado como a estação das frutas por marcar o início do período de colheita. Por conta da grande variedade de frutas que se encontram na fase final do seu ciclo produtivo, o outono é conhecido como a estação das frutas. Entre as frutas mais conhecidas do outono, destacam-se: maçã; mamão; laranja; pera e uva.
Redação