Na tarde de ontem, restrições na transferência de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas ao aumento da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica, de acordo com o ONS. O diretor explicou que foi programada redução na faixa de 5% do consumo de energia, para que o controle do sistema fosse garantido.
Para o diretor, o país está enfrentando uma situação de coincidência entre o baixo nível dos reservatórios com elevado consumo. Ele ressaltou que o ONS está atento às variações de demanda, para administrar não só automaticamente, mas manualmente, toda a carga e evitar dificuldades de operação.
“Principalmente em função do verão, você tem altas temperaturas e, consequentemente, um índice de utilização do sistema de refrigeração elevado. Os dois fatores fazem com que a operação do sistema seja feita com mais cuidado”, ressaltou.
Para André Pepitone, outro diretor da Aneel, é importante ressaltar que o sistema foi reestabelecido em uma hora, o que, segundo ele, prova a robustez do Sistema Interligado Nacional e que todos os equipamentos que buscam manter o controle do sistema funcionaram.
“Ao baixar a frequência, o ONS tomou as medidas corretas, diminuiu a carga, recuperou a frequência, e imediatamente o sistema voltou a operar”, disse. Para ele, o setor está sujeito a falhas, e exige atenção. “Com certeza este ano é um ano que exige atenção. Tem que torcer para chover, né?
Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, neste sábado (04), um alerta de baixa umidade…
Uma família composta por um pai e seus dois filhos, de 17 e 11 anos,…
A capital paraibana, João Pessoa, está em evidência internacional. Neste sábado (04), a cidade foi…
Na manhã deste sábado (04), na orla de Cabedelo, ocorreu a Operação Verão 2025, uma…
Neste sábado (04), uma foto tirada em Camboinha, em Cabedelo, trouxe à tona um encontro…
Uma ossada humana foi localizada na noite dessa sexta-feira (03) em uma área de mata…