Um levantamento divulgado nesta terça-feira (21), pelo portal UOL trouxe que somente três estados estão preparados para oferecer a nova carteira de identidade. No caso os estados de Acre, Mato Grosso e Santa Catarina, estão totalmente preparados para emitir a CIN, a nova Carteira de Identificação Nacional. A Paraíba, está entre os estados, que não tem como cumprir essa nova determinação.
Segundo a matéria, o prazo inicial estabelecido para a emissão do documento em todo o país era o começo deste mês. Nos outros 23 estados e no Distrito Federal, a emissão do documento ou está em fase de testes ou ainda está sendo implementada. Ainda de acordo com a reportagem em fevereiro do ano passado, o governo anunciou a CIN. Ela usa o CPF como número de identificação e tem validade nacional. Os atuais RGs são emitidos em cada estado do país.
O governo deu prazo de um ano para que os estados adequassem seus sistemas para produzir a CIN. Os estados deveriam estar preparados para oferecer o documento em março deste ano, o que não aconteceu. Por isso, o governo prorrogou o prazo de emissão da CIN. Os estados que ainda não adequaram seus sistemas têm até 6 de novembro para começar a oferecer o novo documento a toda a população. Veja mais detalhes clicando aqui!
Da Redação com UOL