Alerta laranja. Chuvas intensas e ventos fortes. O Nordeste segue sob alerta de fortes chuvas. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu novo alerta laranja para o Nordeste, o que significa risco de tempestades com chuvas de até 100 mm por dia e ventos intensos de até 100 km/h.
Há previsão de mais chuva, principalmente no interior do Ceará e do Rio Grande do Norte; além de todo o estado de Pernambuco e da Paraíba.
O volume de água nesse fim de semana na região causou transtornos em algumas regiões.
No município de Capela, em Sergipe, por exemplo, houve o rompimento da via estadual SE-438, conhecida como Rodovia Santa Clara. Dois veículos foram arrastados pela enxurrada, causando a morte de três pessoas da mesma família que estavam em um deles.
A cidade registrou no último final de semana, o acumulado de 187 milímetros; e mais de 120 mm, no intervalo de 24 horas.
O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias pelas vítimas e anunciou que o trecho que colapsou será substituído por uma ponte.
Também por causa das chuvas, a Agência Pernambucana de Águas e Clima mudou a classificação de “estado de Observação” para “estado de Atenção” nas Regiões Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Sul.
Em Recife, em apenas 12 horas, choveu acima dos 100 mm; isto é mais que o volume previsto para todo o mês de janeiro, segundo a Agência. Há relatos, inclusive, de áreas alagadas, queda de árvores e bairros sem energia; mas, sem vítimas fatais.
A chuva que atinge o Recife e a região metropolitana da capital pernambucana desde a madrugada desta segunda-feira (13) provocou alagamentos em diversas ruas e avenidas da capital e nas áreas vizinhas.
Com a situação de emergência, a Prefeitura do Recife colocou as equipes de pronto atendimento em alerta, monitorando as áreas afetadas da cidade. A Defesa Civil do Recife está disponível para atendimento de ocorrências pelo telefone 0800-0813400, que funciona 24 horas e é gratuito.
Em Sergipe as chuvas têm causado mortes e destruição. O Governo do Estado ativou o Comitê de Gerenciamento de Crise em resposta às chuvas intensas que atingem o território sergipano. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) prevê a continuidade desse cenário até esta quarta-feira (15).
As equipes da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), estão nos municípios desde o início das precipitações, avaliando áreas críticas e oferecendo suporte imediato às localidades mais afetadas.
SL
PB Agora
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) solicitou ontem (13), que as quatro agências…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará da cerimônia de posse de Donald…
Em apenas três dias, os empreendedores que estão participando do Salão do Artesanato Paraibano já…
O prazo para inscrições no concurso Embrapa 2024 acaba hoje (14). Interessados devem acessar o…
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) agendou para o dia 4 de…
O senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente estadual do MDB na Paraíba, avaliou o desempenho…