Categorias: Brasil

Paraíba e demais estados do Nordeste seguem sob alerta de chuvas intensas

PUBLICIDADE

Alerta laranja. Chuvas intensas e ventos fortes. O Nordeste segue sob alerta de fortes chuvas. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu novo alerta laranja para o Nordeste, o que significa risco de tempestades com chuvas de até 100 mm por dia e ventos intensos de até 100 km/h. 

Há previsão de mais chuva, principalmente no interior do Ceará e do Rio Grande do Norte; além de todo o estado de Pernambuco e da Paraíba.   

O volume de água nesse fim de semana na região causou transtornos em algumas regiões.

No município de Capela, em Sergipe, por exemplo, houve o rompimento da via estadual SE-438, conhecida como Rodovia Santa Clara. Dois veículos foram arrastados pela enxurrada, causando a morte de três pessoas da mesma família que estavam em um deles.

A cidade registrou no último final de semana, o acumulado de 187 milímetros; e mais de 120 mm, no intervalo de 24 horas.

O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias pelas vítimas e anunciou que o trecho que colapsou será substituído por uma ponte.

Também por causa das chuvas, a Agência Pernambucana de Águas e Clima mudou a classificação de “estado de Observação” para “estado de Atenção” nas Regiões Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Sul.

Em Recife, em apenas 12 horas, choveu acima dos 100 mm; isto é mais que o volume previsto para todo o mês de janeiro, segundo a Agência. Há relatos, inclusive, de áreas alagadas, queda de árvores e bairros sem energia; mas, sem vítimas fatais.

A chuva que atinge o Recife e a região metropolitana da capital pernambucana desde a madrugada desta segunda-feira (13) provocou alagamentos em diversas ruas e avenidas da capital e nas áreas vizinhas.

Com a situação de emergência, a Prefeitura do Recife colocou as equipes de pronto atendimento em alerta, monitorando as áreas afetadas da cidade. A Defesa Civil do Recife está disponível para atendimento de ocorrências pelo telefone 0800-0813400, que funciona 24 horas e é gratuito.

Em Sergipe as chuvas têm causado mortes e destruição. O Governo do Estado ativou o Comitê de Gerenciamento de Crise em resposta às chuvas intensas que atingem o território sergipano. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) prevê a continuidade desse cenário até esta quarta-feira (15).

As equipes da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), estão nos municípios desde o início das precipitações, avaliando áreas críticas e oferecendo suporte imediato às localidades mais afetadas.

SL

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Governo Lula encomenda campanha contra fake news sobre PIX

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) solicitou ontem (13), que as quatro agências…

14 de janeiro de 2025

Lula não comparecerá à posse de Donald Trump nos EUA; Brasil será representado pela embaixadora Maria Luiza Viotti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará da cerimônia de posse de Donald…

14 de janeiro de 2025

Vendas no Salão do Artesanato Paraibano ultrapassam R$ 645 mil em três dias

Em apenas três dias, os empreendedores que estão participando do Salão do Artesanato Paraibano já…

14 de janeiro de 2025

Certame da Embrapa com salários de até R$12 encerra inscrições hoje; veja detalhes

O prazo para inscrições no concurso Embrapa 2024 acaba hoje (14). Interessados devem acessar o…

14 de janeiro de 2025

TCE-PB julgará denúncia de irregularidades em contrato firmado durante gestão do ex-prefeito de Cajazeiras, José Aldemir

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) agendou para o dia 4 de…

14 de janeiro de 2025

Veneziano avalia cenário político e aponta falta de sintonia da oposição ao Governo da Paraíba e pede união para 2025

O senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente estadual do MDB na Paraíba, avaliou o desempenho…

14 de janeiro de 2025