Portabilidade do saldo devedor do cartão de crédito passa a vigorar a partir de hoje

PUBLICIDADE

A partir desta segunda-feira (1º), os donos de cartão de crédito poderão transferir o saldo devedor da fatura para uma instituição financeira que oferecer melhores condições de renegociação. É que entra em vigor uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) – aprovada em dezembro do ano passado – que busca diminuir o endividamento e melhorar a capacidade de o consumidor se planejar.

A resolução é a mesma que, desde janeiro, limitou os juros do rotativo do cartão de crédito a 100% da dívida. Não estava prevista na lei do programa Desenrola a portabilidade do saldo devedor da fatura que foi aprovada na última reunião do CMN do ano passado.

Operação de crédito

A medida também vale para os demais instrumentos de pagamento pós-pagos, modalidades nas quais os recursos são depositados para pagamento de débitos já assumidos. A proposta da instituição financeira deve ser realizada por meio de uma operação de crédito consolidada (que reestruture a dívida acumulada). Além disso, a portabilidade terá de ser feita de forma gratuita.

Caso a instituição credora original faça uma contraproposta ao devedor, a operação de crédito consolidada deverá ter o mesmo prazo do refinanciamento da instituição proponente. Segundo o Banco Central (BC), a igualdade de prazos permitirá a comparação dos custos.

Transparência

O CMN também aumentou a transparência nas faturas do cartão de crédito. Também a partir de hoje, as faturas deverão trazer uma área de destaque, com as informações essenciais, como valor total da fatura, data de vencimento da fatura do período vigente e limite total de crédito.

As faturas também deverão ter uma área em que sejam oferecidas opções de pagamento. Nessa área deverão estar especificadas apenas as seguintes informações: valor do pagamento mínimo obrigatório; valor dos encargos a serem cobrados no período seguinte no caso de pagamento mínimo; opções de financiamento do saldo devedor da fatura, apresentadas na ordem do menor para o maior valor total a pagar; taxas efetivas de juros mensal e anual; e Custo Efetivo Total (CET) das operações de crédito.

O CMN também obrigou as instituições financeiras a enviar ao titular do cartão a data de vencimento da fatura por e-mail ou mensagem em algum canal de atendimento. O aviso terá de ser remetido com pelo menos dois dias de antecedência.

Por fim, as faturas terão uma área com informações complementares. Nesse campo, devem estar informações como lançamentos na conta de pagamento; identificação das operações de crédito contratadas; juros e encargos cobrados no período vigente; valor total de juros e encargos financeiros cobrados referentes às operações de crédito contratadas; identificação das tarifas cobradas; e limites individuais para cada tipo de operação, entre outros dados.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

TCE aprova contas de prefeituras e imputa débito de R$ 9,7 milhões a OS que gerenciou Hospital de Mamanguape

Em sessão ordinária, nesta quarta-feira (03), sob a presidência do conselheiro Nominando Diniz Filho, o…

3 de julho de 2024

Homem é preso suspeito de entrar armado em hospital para intimidar médica, no Agreste da Paraíba

Na noite desta terça-feira (2), um homem foi preso após tentar entrar armado em um…

3 de julho de 2024

Moto furtada é recuperada e foragido da Justiça é preso pela PRF na Paraíba

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, por meio de fiscalizações efetuadas na tarde da última…

3 de julho de 2024

Grupo Tauá projeta geração de emprego e renda em JP com a construção de resort em Cabo Branco

Há um ano, o mineiro Grupo Tauá de Hotéis e Resorts – referência no Brasil…

3 de julho de 2024

Márcio Roberto consegue anulação de sentença que suspendeu seus direitos políticos por seis anos

Na manhã desta quarta-feira (3), a 1ª Seção Especializada Cível do Tribunal de Justiça da…

3 de julho de 2024

Bombeiros buscam mulher que teria pulado de ponte em rio que divide Valentina de Mangabeira, em JP

O Corpo de Bombeiros realizou, nesta quarta-feira (3), buscas por uma mulher que supostamente pulou…

3 de julho de 2024