O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, nesta terça-feira (31), novos exames médicos no Hospital Sírio-Libanês de Brasília, onde os resultados indicaram evolução positiva no quadro clínico após a cirurgia realizada em dezembro. Lula havia sido internado às pressas no último dia 9, devido a um novo sangramento na cabeça, relacionado a uma queda sofrida em outubro.
De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, os exames de imagem mostraram “importante reabsorção da coleção subdural”, compatível com uma “melhora progressiva” do presidente. A equipe médica que acompanha Lula é liderada pelo professor doutor Roberto Kalil Filho e pela doutora Ana Helena Germoglio.
A internação mais recente ocorreu após o presidente relatar dores de cabeça, ocasionadas por um novo sangramento decorrente do acidente doméstico no Alvorada, ocorrido em 19 de outubro. Na ocasião, Lula foi transferido de Brasília para São Paulo, onde passou por uma cirurgia de emergência para drenar o hematoma. Dias depois, em 12 de dezembro, ele foi submetido a um segundo procedimento preventivo.
Após recuperar-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o presidente recebeu alta em 15 de dezembro e retornou a Brasília no dia 19, após nova avaliação médica em São Paulo. Desde então, Lula tem aparecido em público utilizando um chapéu panamá, que cobre a área dos curativos, como visto em sua mensagem de Natal transmitida em rede nacional no dia 24.
PB Agora