O governo federal reconheceu a situação de emergência em 24 municípios de Pernambuco atingidos pelas chuvas e enchentes. A Portaria número 68 foi publicada na edição desta quarta-feira (31) do Diário Oficial da União pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O ato administrativo também reconhece a situação de emergência em Maceió e em outras cidades de Alagoas.
Situação de emergência é um termo é definido como uma “situação anormal, provocada por desastres” e que comprometa parcialmente a capacidade de resposta do poder público local. O caso pode requerer ajuda financeira ou reforço policial, deslocado de regiões vizinhas sob o comando da União.
Em Pernambuco, desde o início das chuvas, na semana passada, três pessoas morreram. Duas em Lagoa dos Gatos e uma em Caruaru. As duas cidades ficam no Agreste do estado.
Ao todo, mais de 55 mil pessoas tiveram que deixar as casas. De acordo com a portaria, o governo federal reconheceu a situação de emergência nos seguintes municípios.
A portaria da União foi editada horas depois de o governo de Pernambuco alterar a situação dos municípios atingidos pela chuva e enchente. Na terça-feira (30), o estado publicou um decreto que retirou a calamidade pública de 15 cidades e cocolou 24 municípios em emergência.
O estado garante que essa mudança de nomrnclatura não interfere no processo de recuperação das áreas prejudicadas. Também não terá impacto nas ações de ajuda às vítimas.
Na terça, o Ministério da Integração Nacional anunciou o envio de cerca de R$ 32 milhões, até o fim da semana, para os governos estaduais de Alagoas e Pernambuco. A verba será destinada a ações emergenciais nas cidades atingidas por chuvas fortes nas últimas semanas.
G1