A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

RJ: cuidados ao se deslocar

prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, concedeu, na manhã desta quarta-feira (7), uma entrevista coletiva onde disse que a situação na cidade é muito melhor que a desta terça-feira (6), mas que a população deve evitar deslocamentos longos. Nesta terça, Paes havia feito um apelo para que as pessoas não saíssem de suas casas.

– Vamos ter ainda muitos transtornos no trânsito. A previsão de chuva para hoje não é nada parecida com a que tivemos ontem. A situação já é bem melhor que a encontrada nesta terça, mas ainda há vários pontos críticos na cidade. Equipes de todos os órgãos da prefeitura estão nas ruas para resolver os problemas mais graves.

O prefeito se reuniu neste início desta manhã, na sede da CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) com representantes de órgãos públicos responsáveis por concentrar informações sobre a situação de momento na cidade em relação às chuvas. Já morreram por causa das chuvas no estado do Rio 102 pessoas, sendo 37 na capital.

Segundo Paes, algumas vias importantes da cidade, como as do entorno da lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul da cidade, devem ser evitadas, já que ainda se encontram alagadas. Outros pontos, como a avenida Niemeyer, que liga o Leblon com São Conrado, também na zona sul, e a estrada Grajaú-Jacarepaguá, que liga a zona norte com a zona oeste da cidade, continuam interditadas por conta de deslizamentos de terra e não tem previsão de liberação.

O prefeito também afirmou que uma de suas das principais preocupações é com a população da Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade, que tem várias ruas e avenidas interditadas, dificultando a movimentação da população.

– Ontem [terça-feira (6)] tivemos um feriado informal. Hoje [quarta-feira (7)] a situação é bem melhor, mas quem puder remarcar compromissos e evitar passar por áreas de risco e alagadas deve fazê-lo.

Barcas, trens e metrô funcionam normalmente na manhã desta quarta e, por volta das 6h40, não há informações sobre atrasos ou tumultos. O aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim opera somente por instrumentos e o Santos Dumont, no Centro da cidade, opera por instrumentos para decolagens e está interditado para poucos.

Quem saiu de carro para tentar ir trabalhar, encontra o trânsito complicado na maior parte da cidade. Há muita lama e lixo nas ruas e o trânsito segue lento nos principais acessos ao Centro do Rio de Janeiro, apesar do número reduzido de carros nas ruas.

Ainda chove na maior parte da cidade na manhã desta quarta e as redes estadual e municipal de ensino continuam com as aulas suspensas, assim como as universidades. Os bancos funcionarão normalmente e vários órgãos também retomarão suas atividades normais, como o Detran.

Obras de contenção de encostas já foram iniciadas e, segundo o prefeito, as verbas já foram liberadas e empresas já estão sendo contratadas para realizar os trabalhos. Paes também reafirmou que continuarão os trabalhos de remoção das pessoas que moram em áreas onde há risco de deslizamentos.

A previsão é de chuva moderada durante todo o dia no Rio.

R7

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe