Categorias: Brasil

Rompimento de barragem deixa cinco mortos no Piauí

PUBLICIDADE

Equipes do Corpo de Bombeiros encontraram na manhã desta sexta-feira o corpo de um homem de 36 anos em Cocal da Estação (PI). Na região, que está alagada desde a tarde desta quarta-feira (27) após o rompimento de uma barragem, foram encontrados outros quatro corpos.

De acordo com o governo do Piauí, o corpo de José Francisco Alves dos Santos estava na região e será encaminhado para a comunidade Angico Branco, onde ele morava. Com a descoberta de mais uma vítima, os bombeiros procuram mais três pessoas desaparecidas.

Na tarde de quarta-feira (27), a barragem de Algodões 1 se rompeu e alagou Cocal, que tem 26.200 habitantes. A cidade está sem energia desde as 20h desta quarta. Segundo o governo, isso ocorre para evitar acidentes, já que dezenas de postes de energia foram levados pelas águas.

 

Segundo o governo, outras três mortes foram confirmadas pela Polícia Militar –que também trabalha no resgate às vítimas– e uma morte, de uma menina de 12 anos, foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.

Rompimento

A barragem Algodões 1 se rompeu na tarde desta quarta-feira (27) e alagou a cidade. O rombo de 50 metros se abriu por volta das 16h de quarta, liberando as águas do rio Pirangi, que abastece a barragem. Chuvas fortes que atingem o Ceará –onde está localizada a nascente do curso d’água– aumentaram o nível da barragem.

Desde as 20h de quarta, o fornecimento de eletricidade está cortado na cidade –que tem 26.200 habitantes. Segundo o governo, isso ocorre para evitar acidentes, já que dezenas de postes de energia foram levados pelas águas. A previsão é que a energia seja restabelecida nesta sexta-feira.

Além do município de Cocal, os bombeiros buscam por vítimas também na cidade de Buriti dos Lopes. O governador Wellington Dias determinou que sejam feitos sobrevoos ao longo de toda a extensão do Pirangi, entre a barragem Algodões I e o município de Buriti dos Lopes, onde o rio deságua no Parnaíba.

Risco

O risco iminente de rompimento da barragem obrigou cerca de 2.600 famílias a deixarem suas casas, ontem, em Cocal da Estação e Buriti dos Lopes (PI). Nesta quinta, Dias afirmou que, ao todo, 10.000 pessoas foram retiradas de suas casas há 25 dias. “Os próprios moradores ajudaram na remoção, inclusive dando orientações usando carros de som”, disse o governador.

Por medida de segurança, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros retiraram as famílias residentes numa área de 10 km nas proximidades da barragem. Mesmo assim, muitos habitantes permaneceram em suas residências e foram afetados pelo alagamento.

Em todo o Estado do Piauí, há 93.865 pessoas fora de suas moradias por causa das fortes chuvas que atingem o Norte e o Nordeste do país.

Folha

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024