Neste sábado (20), moradores do litoral norte do Rio Grande do Sul, região de refinarias de petróleo, fizeram um protesto contra a emenda que muda a distribuição dos royalties.
A manifestação reuniu moradores de Tramandaí, Osório, Imbé e Cidreira. Eles reclamam das perdas provocadas pela emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), aprovada na Câmara dos Deputados.
Juntas, as cidades ganham R$ 35 milhões de reais em royalties como compensação por danos ambientais. Com a nova distribuição, se a emenda for aprovada pelo Senado, a perda seria de R$ 28 milhões.
Na quarta-feira (17), a proposta de mudança na distribuição dos royalties também foi alvo de protesto no Rio de Janeiro. A manifestação reuniu políticos do Rio e do Espírito Santo, como o governador fluminense, Sérgio Cabral (PMDB), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o senador Magno Malta (PR-ES) e a prefeita de Campos, Rosinha Matheus.
G1