A Paraíba o tempo todo  |

SALDO: Três prefeitos eleitos morrem antes da posse, um é preso e 20 são barrados pela Justiça

Ao menos 24 prefeitos eleitos em outubro de 2024 não assumiram seus cargos em 1º de janeiro de 2025. Entre eles, três faleceram antes da posse, um foi detido pela polícia, e outros 20 foram impedidos pela Justiça Eleitoral de tomar posse.

Os casos incluem situações como a do município de Santa Quitéria (CE), onde o prefeito eleito, José Braga Barrozo (PSB), foi preso horas antes da cerimônia de posse, acusado de ligação com uma facção criminosa que teria influenciado sua campanha. Em Choró (CE), Bebeto Queiroz (PSB), o mais votado, também não tomou posse por ser investigado por crimes eleitorais. Ele tem um mandado de prisão em aberto e está foragido.

Em casos como esses, o presidente da Câmara Municipal assume interinamente o cargo de prefeito até que a Justiça decida o futuro da gestão ou convoque novas eleições.

Entre os prefeitos que não assumiram, três faleceram após a eleição, em Arroio dos Ratos (RS), Augusto Pestana (RS) e Cabreúva (SP), todos por causas naturais. Nessas cidades, os vice-prefeitos eleitos assumiram os cargos.

O levantamento, conduzido pelo g1, também identificou que as situações de impedimento envolvem cidades em diferentes estados, como Bocaina (SP), Goiana (PE) e Presidente Kennedy (ES), além de outras 18 localidades espalhadas pelo Brasil.

Além disso, o estudo revelou mudanças significativas no cenário político nacional. O PSD assumiu a liderança no número de prefeitos em exercício, com 887 gestores, ultrapassando o MDB, que liderava há pelo menos duas décadas. Outras siglas, como PP, União Brasil e PL, também ocupam posições de destaque no ranking de prefeitos eleitos.

A apuração também trouxe dados sobre as responsabilidades do cargo. Os prefeitos assumem funções essenciais, como a gestão de serviços públicos, impostos municipais e políticas locais de saúde, educação e transporte. É um dos principais cargos do Poder Executivo, podendo ser ocupado por cidadãos a partir dos 21 anos de idade.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Total
      0
      Compartilhe