O secretário nacional de Recursos Hídricos, Marcelo Pereira Borges, garantiu em audiência ao deputado estadual Moacir Rodrigues (PSL), a disposição do governo federal, de implantar o Plano Nacional de Recursos Hídricos com a transposição de águas do Rio Tocantins para o rio São Francisco.
Durante a audiência realizada em Brasília, o deputado que faz parte da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, mas é aliado do governo federal, solicitou via ofício, a criação de grupo técnico para rediscutir a transposição do rio Tocantins para o rio São Francisco.
“Nossa ideia é trazer segurança hídrica para o Estado da Paraíba, para o Nordeste, e essa segurança hídrica só virá com a interligação das bacias do rio Tocantins e rio São Francisco. Por isso fomos até o Ministério do Desenvolvimento Regional para o que o governo federal abrace a nossa ideia”, justificou.
O projeto, que interliga os dois rios nacionais, representará a criação de 2 milhões de emprego no Nordeste, impulsionando a economia e gerando desenvolvimento sustentável para a região.
Segundo Moacir, o secretário garantiu que o governo federal está empenhado em implantar o Plano Nacional de Segurança Hídrica.
De acordo com o deputado, a precipitação média anual na bacia do rio Tocantins é de 1.600mm, estendendo-se os meses chuvosos de novembro a maio e os meses secos de junho a setembro. Enquanto isso, a região semiárida do rio São Francisco tem índices pluviométricos inferiores a 600mm anuais. A vazão média do rio Tocantins é de 13.600m³/s e a do rio São Francisco 2.846m³/s, esse, hoje, com menos de 800m³/s.
O parlamentar também anunciou que estará realizando uma série de encontros, palestras, percorrendo todo o Estado da Paraíba e por todo o Nordeste, para conscientizar a população da importância e viabilidade da sua iniciativa.
Redação
Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia