O governo federal vai tentar uma nova aproximação com o Congresso nas próximas semanas para que o tema da regulação das plataformas digitais volte à agenda dos legisladores, afirmou o Secretário de Políticas Digitais da Presidência da República, João Brant.
A principal proposta de regulação das plataformas digitais, o Projeto de Lei 2.630 de 2020, conhecido como PL das Fake News, já foi aprovado pelo Senado e está em análise na Câmara dos Deputados. A falta de um acordo, porém, impede que ele avance desde o ano passado.
Atualmente, essas empresas respondem ao Marco Civil da Internet, aprovado em 2014. No seu Artigo 19, a lei diz que que as redes sociais só podem ser responsabilizadas por conteúdo ofensivo ou danoso postado por usuários caso descumpram uma ordem judicial de remoção, à exceção de conteúdo sexuais não autorizado ou casos que violam direitos autorais.
O uso das redes sociais para cometer crimes continua no centro do debate público em meio às denúncias de violências cometidas contra crianças e adolescentes, e tem reacendido a discussão sobre a regulação das chamadas big techs, as empresas que controlam essas plataformas.
O coordenador do Centro de Referência para o Ensino do Combate à Desinformação da Universidade Federal Fluminense, Afonso Albuquerque, concorda que a regulação das redes se tornou uma questão fundamental e é preciso mais do que responsabilizar as plataformas por esses conteúdos.
Agência Brasil
Durante o congresso nacional do PSB, realizado ontem, segunda-feira (28), o prefeito de Recife e…
O governador João Azevêdo (PSB) tem diante de si uma tarefa tão estratégica quanto desafiadora:…
Durante entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan, o prefeito de João Pessoa,…
O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) apontou o nome do deputado estadual Wilson Filho (Republicanos)…
A possível mudança da tradicional camisa amarela da Seleção Brasileira para a cor vermelha, conforme…
O secretário de Esporte da Paraíba, Lindolfo Pires, defendeu publicamente, nesta terça-feira (29), a candidatura…