Categorias: Brasil

Senado aprova reajustes a servidores federais e reestruturação de carreiras

PUBLICIDADE

Após um acordo de lideranças no Senado, os senadores votaram e aprovaram a medida provisória que concede reajustes a servidores federais e reestrutura cargos e carreiras do serviço público, entre as quais as da Receita Federal. Se não fosse aprovada pelo plenário do Senado nesta quinta-feira (1º), a MP perderia a eficácia. A proposta, agora, segue para sanção. Parlamentares da base do governo só aceitaram votar proposta sob a promessa de que haverá vetos em trechos do texto.

Conforme a MP, os reajustes valerão para diferentes carreiras da administração federal: auditor-fiscal da Receita, auditor-fiscal do Trabalho, perito médico previdenciário, supervisor médico-pericial da Previdência, analista e especialista de infraestrutura, diplomata, oficial de chancelaria, assistente de chancelaria, analista da Receita e policial civil dos ex-territórios (Acre, Amapá, Rondônia e Roraima).

Durante a sessão, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), lamentou o prazo curto para o Senado analisar a proposta e a falta de tempo para dar publicidade ao texto. Ele disse que abriu a exceção para votar a pedido dos líderes, mas afirmou que esse tipo de trâmite não se repetirá:

“Atendendo a requerimento de diversos líderes vou abrir uma exceção, deixando claro que isso jamais vai virar regra enquanto eu for presidente. Eu não posso ficar aqui recebendo matéria sem dar publicidade aos senadores, à imprensa e ao Brasil. Não podemos ficar aqui, sinto muito para o governo, sinto muito para as partes interessadas, mas eu não sou carimbador de matéria”, ressaltou.

Durante a discussão, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), assegurou que o Executivo vetará trechos do texto considerados estranhos à matéria. De acordo com Jucá, umas das emendas feitas pela Câmara e que será vetada é a que permite a cessão de servidor ou empregado público federal para exercer cargo de direção ou de gerência nas instituições integrantes do serviço social autônomo instituído pela União, o chamado Sistema S, como Sesi, Senai, Senac, Sesc, Sest, Senar e Sebrae.

“Quero registrar o compromisso do governo de vetar todo dispositivo que crie novas despesas por meio de emenda parlamentar porque é inconstitucional. O compromisso do governo é seguir a Constituição e dar apoio ao presidente, de que é um absurdo uma votação como essa de hoje”, declarou.

O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) foi um dos senadores que abriram mão de apresentar emendas ao texto depois do compromisso do governo. “É um compromisso institucional, do governo, que essas matérias que invadem o artigo 63 da Constituição Federal por óbvio serão vetadas”, afirmou.

Fátima Bezerra (PT-RN) disse que seu partido é favorável à MP por entender que ela contempla uma série de acordos trabalhistas firmados com categorias do funcionalismo público.

 

Congresso em Foco

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Preço mais barato da gasolina é de R$ 5,81 em JP; veja onde economizar

O preço do litro da gasolina comum em João Pessoa oscila entre R$ 5,81 (dinheiro)…

31 de outubro de 2024

Inmet emite novo alerta de clima seco e umidade relativa do ar pode chegar a 30% em 88 cidades da PB

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um novo alerta de clima seco que afeta…

31 de outubro de 2024

Deputados rejeitam taxação sobre fortunas; veja como votaram os parlamentares federais paraibanos

Os deputados rejeitaram uma emenda que propunha a criação de um imposto sobre grandes fortunas.…

31 de outubro de 2024

À CNN, João destaca perfil conciliador de Hugo Motta e diz confiar na vitória do paraibano para a presidência da Câmara

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), oficializou nesta quarta-feira (30), em entrevista à CNN…

31 de outubro de 2024

Governador João Azevedo anuncia construção de Centro de Treinamento Paralímpico em João Pessoa

O governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), em entrevista Realizada nas dependências da Band, em…

31 de outubro de 2024

Ação conjunta da Prefeitura vai fiscalizar serviço comercial de drone no Busto de Tamandaré

Uma ação conjunta das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Segurança Urbana (Semusb) e de Turismo…

31 de outubro de 2024