A Paraíba o tempo todo  |

Sites ofertam vagas para pessoas com deficiência e promovem inclusão

No país, 17,3 milhões de pessoas com idade acima dos dois anos possuem algum tipo de deficiência

Ainda há muito o que se fazer quando o assunto é a inclusão de pessoas com algum tipo de
deficiência física, mental ou sensorial no mercado de trabalho. Além de todos os obstáculos de quem busca por um emprego, como concorrência alta, poucas oportunidades e cobrança de experiência anteriores, há um agravante ainda maior para esse público: a falta de acessibilidades nas empresas e até mesmo na reserva de vagas específicas para esse público.

Existem leis no país que obrigam as empresas que tenham mais de cem funcionários a destinar de 2% a 5% de suas vagas de emprego a pessoas com deficiência e ajudaram a diminuir as desigualdades para esse público no âmbito profissional.

Entretanto, apenas 28,3% da população que possuem alguma deficiência e estão em idade de trabalhar (14 anos ou mais de idade) conseguiram entrar no mercado de trabalho, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É fundamental oferecer oportunidades para que as pessoas trabalhem em igualdade de condições, independentemente de suas características. Para auxiliar nesse objetivo, existem portais de empregos especializados na inclusão laboral de pessoas com deficiência, oferecendo vagas de emprego grupo, com banco de currículos, além de artigos sobre o assunto. Confira, a seguir, alguns deles.

Egalité
O Portal Egalité “auxilia as pessoas com deficiência a entrar no mercado de trabalho e as empresas a cumprir a lei de cotas com um recrutamento assertivo e na construção das melhores práticas de inclusão para que as pessoas com deficiência se desenvolvam como profissionais em um ambiente de trabalho produtivo para todos os envolvidos”. A plataforma também oferece cursos gratuitos destinados a PcDs que os ajudam a entrar no mercado de trabalho.

Deficiente On-line
Considerado um dos maiores portais de emprego para pessoas com deficiência,  Deficiente
Online
 oferece vagas e um banco de currículos específicos para esses profissionais. Mais de mil empresas estão cadastradas no site e anunciam, periodicamente, vagas em todos os estados brasileiros.

Os interessados podem cadastrar gratuitamente o seu currículo no site, além de realizar pesquisas e se candidatar para vagas do seu interesse.

Oportunidades Especiais
Oportunidades Especiais  oferece vagas exclusivas para esses profissionais, além de outros serviços, como o envio de vagas pelo WhatsApp, divulgação de vagas em estandes montados em shoppings de todo o país, curadoria de currículo, cursos de capacitação para recursos humanos, entre outras ações.

Para ter acesso às diversas oportunidades oferecidas por grandes empresas, é necessário cadastrar o currículo.

Vagas PCD
O Vagas PCD é um hotsite parceiro do Deficiente Online que dispõe de mais de 32 mil candidatos inscritos no site (todos declararam ser pessoa com deficiência de acordo com a Lei 8.213/91, conforme termo de uso do site) e 800 empresas clientes. De acordo com o portal, eles atuam com o objetivo de facilitar que recrutadores contratam mais pessoas com deficiência.

Rede Cidadã
Desde 2002, a Rede Cidadã reúne sociedade civil, empresas, órgãos públicos, organizações sociais e voluntários, para trazer soluções em geração de trabalho e renda, desenvolvendo programas e projetos de forma continuada, permanente e planejada. Entre os projetos, para as pessoas com deficiência, a Rede o Formação Integral para o Mundo do Trabalho PcDs – oportunidade de formação integral para o mundo do trabalho a pessoas com deficiência (PcDs), através do método de ensino à distância (EAD) de forma acessível para o beneficiário.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    O indiciamento de Bolsonaro

    A Polícia Federal indiciou Bolsonaro ao entender que existem elementos que indicam eventual cometimento de crime de tentativa…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe