STJ lança coletânea jurídica em homenagem ao ministro Marco Buzzi; paraibano está entre os autores

PUBLICIDADE

O Espaço Cultural Superior Tribunal de Justiça (STJ) promove, no dia 3 de dezembro de 2024, das 19h às 21h, o lançamento do livro Liber Amicorum: Homenagem aos 13 anos de atuação do Ministro Marco Buzzi na Corte da Cidadania. A obra celebra a trajetória e a contribuição ímpar do magistrado catarinense ao Direito brasileiro. Organizado por Aline Gomes Caselato, Andréia Ramos Pereira, Eronides Aparecido Rodrigues do Santos e o paraibano Wilson Furtado Roberto, o livro reúne reflexões de renomados juristas sobre temas jurídicos de grande relevância, evidenciando o impacto da atuação do ministro Marco Buzzi no STJ.

A obra não apenas homenageia os 13 anos de dedicação do magistrado na corte, mas também consolida sua liderança em áreas cruciais do Direito, como responsabilidade civil, Direito Digital, conciliação e mediação. Destaca-se o papel do ministro Marco Buzzi na consolidação da Política Nacional de Solução Consensual de Conflitos, um marco para a democratização do acesso à Justiça e para a promoção da cidadania.

Vaja o comentário via redes sociais do paraibano Wilson Furtado sobre a a elaboração dessa obra:

Natural de Timbó, Santa Catarina, Marco Aurélio Gastaldi Buzzi iniciou sua carreira como repórter fotográfico antes de ingressar no universo jurídico. Formado em Direito, destacou-se desde cedo, conquistando o primeiro lugar no concurso para juiz do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em 1982. Em 2011, tomou posse como ministro do STJ, integrando a 4ª Turma e a 2ª Seção, onde sua atuação se tornou sinônimo de produtividade e excelência, especialmente em matérias de Direito Privado.

O livro aborda temas de grande relevância, como justiça consensual, Direito Material e Processual Civil, Direito Digital, mediação e conciliação no Judiciário, além de análises de jurisprudências e acórdãos marcantes. Sua abordagem técnica e reflexiva torna a obra indispensável para advogados, juízes, promotores, acadêmicos e estudantes de Direito que buscam aprofundar seus conhecimentos e compreender o impacto do homenageado no cenário jurídico nacional.

Mais do que uma homenagem, Liber Amicorum é uma contribuição valiosa para a literatura jurídica brasileira, reafirmando o compromisso com a disseminação do conhecimento e a valorização de figuras que, como o ministro Marco Buzzi, deixaram um legado profundo e essencial para a construção de uma Justiça mais cidadã, acessível e moderna.

O lançamento do livro será realizado no Espaço Cultural STJ, localizado no mezanino do Edifício dos Plenários (segundo andar). O endereço do Superior Tribunal de Justiça é SAFS, Quadra 6, Lote 1, Brasília-DF.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Professoras Celia Regina Diniz e Ivonildes Fonseca são reconduzidas aos cargos de reitora e vice-reitora da UEPB

Um novo ciclo que se inicia e uma nova era na política de inclusão e…

12 de dezembro de 2024

Justiça autoriza aplicação das provas do concurso da PBSaúde no sábado e domingo

A juíza Ivanoska Maria Esperia da Silva, da 4ª Vara de Fazenda Pública da Capital,…

12 de dezembro de 2024

Suspeita presa por fraude contra aposentados usou mais de R$ 100 mil desviados em apostas no ‘Jogo do Tigrinho’

Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Civil da Paraíba deflagrou a operação “Jogo Sujo”…

12 de dezembro de 2024

“Única que estou disposto a assumir”, diz vereador do PP sobre Secretaria de Segurança Pública de JP

O vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim, voltou a se colocar à  disposição do prefeito…

12 de dezembro de 2024

Lula fará novo procedimento para bloquear sangramento no cérebro, diz boletim

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por um novo procedimento para bloquear…

12 de dezembro de 2024

UFPB vai receber mais de R$23 milhões em emendas parlamentares para projetos e obras inacabadas

A Universidade Federal da Paraíba vai receber, através de emendas parlamentares da bancada paraibana no…

12 de dezembro de 2024