Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) devem terminar na sessão desta segunda-feira, 12, o cálculo das penas de dois dos cinco réus do chamado núcleo publicitário do processo do mensalão.
Na última sessão, na quinta-feira, 8, os ministros estabeleceram as penas dos publicitários Marcos Valério, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, da funcionária deles Simone Vasconcelos e do advogado Rogério Tolentino. Resta ainda decidir sobre as punições para os crimes de lavagem de dinheiro a Tolentino e Simone e também de evasão de divisas para a assessora.
Até o momento, a soma das penas aplicada a esses réus ultrapassa um século e as multas totalizam R$ 8,5 milhões.
A expectativa é de que nesta segunda, o STF comece a tratar das punições do chamado núcleo financeiro, que tem entre os seus integrantes a acionista do Banco Rural Kátia Rabelo. Só depois devem ser calculadas as penas do núcleo político, que envolve o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino.
Com um calendário complicado para as próximas semanas, em razão de feriados e cerimoniais, a definição das penas pode ser concluída somente em 2013.
O Estado de S.Paulo