A Paraíba o tempo todo  |

Tema da redação do Enem 2024 aborda valorização da herança africana

Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 é: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

A informação foi divulgada neste domingo (3) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, pela rede social X.

Foto: reprodução / X / Camilo Santana

Além da prova de redação, os candidatos inscritos no Enem fazem na tarde de hoje as questões de linguagens e códigos e de ciências humanas. A prova começou às 13h30 e o horário de término está marcado para as 19h (horário de Brasília).

A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.

Ao elaborar a redação, os participantes devem ficar atentos às cinco competências que serão exigidas no texto:

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Entre os critérios que conferem nota zero estão fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Dia de Finados!

    A morte física não é o fim… Ela é o início de uma vida sem fim! “A morte…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe