O policiamento nas proximidades da Avenida Dom Hélder Câmara, em Del Castilho, no Subúrbio do Rio, está reforçado, na manhã desta terça-feira (18), após moradores atearam fogo em três ônibus na tarde de segunda (17). O grupo ainda tentou apedrejar um quarto veículo. Não houve feridos nos incêndios.
Em nota, a Polícia Militar informou que não sabe o que provocou o ataque. No entanto, testemunhas contaram que as ações foram motivadas pela operação que o Batalhão de Choque e a Polícia Militar fizeram na comunidade Bandeira 2, na manhã de segunda. Durante um confronto entre PMs e criminosos, um morador foi atingido por uma bala perdida e levado para o Hospital Salgado Filho, no Méier. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da vítima.
Às 18h30, os dois sentidos da via estavam fechados para a retirada dos ônibus queimados. A situação foi normalizada apenas à noite. Durante a tentativa de remover um deles, o veículo se desprende do reboque e cai no chão. Os manifestantes comemoram.
No último sábado (15), o Batalhão de Ação com Cães (BAC) realizou outra operação na comunidade e apreendeu 700 quilos de maconha prensada, um fuzil, uma submetralhadora, três pistolas, granada, 631 munições de diversos calibres e um adaptador da pistola Glock que transforma a arma em uma submetralhadora. Ainda foram apreendidos 8 tabletes de crack, 1.767 pinos de cocaína e 4.553 pedras de crack.
G1