A Força Aérea Brasileira confirmou que são verdadeiros os áudios que circulam nas redes sociais com pessoas conversando com a aeronave que transportou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de São Paulo a Curitiba na noite deste sábado. Lula fez o trajeto até Curitiba em um monomotor. De lá, pegou um helicóptero até a superintendência da Polícia Federal do Paraná.
Em um dos áudios, divulgado pelo portal “R7”, é possível ouvir um homem não identificado dizendo “leva e não traz nunca mais”.
Em outro trecho, divulgado pela “Revista Fórum”, um outro homem que não se identifica diz “manda esse lixo janela abaixo aí”.
“Os dois áudios recentes envolvendo comunicações aeronáuticas e contendo comentários externos são verdadeiros e ocorreram nas frequências da Torre de Congonhas, em São Paulo, e na Torre Bacacheri, em Curitiba”, diz nota da FAB publicada no Twitter oficial do órgão.
A FAB alega que é possível afirmar que as referências ao ex-presidente não foram emitidas por controladores de voo. “As frequências utilizadas para essas comunicações aeronáuticas são abertas. O objetivo é que todos na sua escuta tenham conhecimento do que está ocorrendo no tráfego aéreo, condição importante para manutenção da segurança operacional”, diz o informe.
A FAB informou ainda que “lamentavelmente” o serviço foi usado de forma inadequada porque as declarações emitidas fogem da “fraseologia padrão” da comunicação de tráfego aéreo e os usuários não se identificaram, o que é obrigatório.
Yahoo Notícias
As medidas de corte de gastos obrigatórios apresentadas pelo governo federal nesta semana devem ser…
A Fifa divulgou nesta quinta-feira (28) os indicados ao prêmio The Best, que escolhe os…
O dólar fechou em alta nesta quinta-feira (28), e renovou o maior valor nominal da…
A disputa pela formação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campina Grande para…
Um jovem foi assassinado após um ataque a tiros dentro de um lava lato, na…
Diversas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros…