Esta segunda-feira (14) promete um “show no céu” em várias regiões do Brasil, em um dos vários eventos astronômicos previstos para o mês de dezembro.
O dia será marcado um eclipse solar – o alinhamento astronômico em que a Lua fica entre o Sol e a Terra. Saiba, abaixo, como, onde e quando assistir ao fenômeno.
Um eclipse solar acontece quando a Lua se coloca exatamente entre o Sol e a Terra, formando “um cone de sombra que incide em algum local do planeta”. Conforme a Terra se movimenta, essa faixa de sombra se desloca do oeste para o leste.
Onde poderei assistir ao eclipse solar?
O eclipse solar total só ocorrerá em uma pequena faixa que corta o sul do Chile e o sul da Argentina, mas aqui no Brasil ele será observado de forma parcial.
No Brasil, nem todas as regiões poderão acompanhar o fenômeno – e a visão será diferente em cada uma delas.
No Sul do país, o encobrimento ficará entre 40% e 60%. Enquanto, no Distrito Federal será de menos de 10%.
Segundo Roberto Costa, professor do departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP), “quanto mais ao sul, melhor” para ver o eclipse em terras brasileiras, sendo que o Rio Grande do Sul terá 60% do disco solar coberto pela Lua, São Paulo pouco menos de 50% e o Rio de Janeiro cerca de 40%.
As regiões Norte e Nordeste não poderão ver o eclipse.
Redação com CNN/Brasil