Categorias: Brasil

Venda de consórcio bate recorde

PUBLICIDADE

Os consórcios bateram recorde no primeiro trimestre deste ano, com aumento de 13,9% no total de contratos fechados entre janeiro e março. Dados da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) mostram que a venda de novas cotas saltou de 438 mil, nos primeiros três meses de 2009, para 498,9 mil, totalizando mais de 3,83 milhões de clientes ativos em março deste ano.

O número é um recorde absoluto para o setor, como explica Paulo Roberto Rossi, presidente-executivo da Abac. Para ele, esse aumento nos consórcios é resultado da melhora na renda do brasileiro.

– O grande desafio das administradoras é atingir essas classes C e D que vêm com grande vontade de consumir. Estamos notando que o cliente de consórcio vem mudando o perfil e está muito mais preocupado com o futuro, com a família e com a construção de seu patrimônio.

As contemplações cresceram 2,2%, chegando a 237,2 mil negócios no trimestre. Os principais destaques estiveram nos setores de imóveis e de veículos leves, que cresceram, de janeiro a março deste ano, 18,1% e 43,1%, respectivamente.

Recorde

De acordo com a associação, o setor de consórcio imobiliário atingiu seu maior número de participantes ativos da história, com mais de 545 mil clientes. Quanto aos veículos, 124,8 mil novas cotas foram vendidas desde janeiro, elevando para quase um milhão o número de consumidores.

As motocicletas, que respondem por quase 53% do total de consórcios do país, continuam no topo da lista de participantes: foram mais de 2,1 milhões de pessoas em março (5% a mais que um ano antes). As vendas de novos contratos cresceram 6,1%, para 283 mil no trimestre.

Na área de imóveis, os negócios aumentaram 18,1%, com a venda de 56 mil novas cotas. Em março, o setor contabilizava 545 mil consorciados ativos, 5,2% a mais que em 2009. As contemplações também cresceram – de 15 mil no ano passado para 17,1 mil.

Rossi diz que as vantagens para a compra da casa própria ficam cada vez maiores, e isso tem reflexo nas vendas dos consórcios também. Juntos, o carro e a casa são “os maiores sonhos do brasileiro”, afirma.

– Não pagar juros, parcelar integralmente o valor do bem e poder utilizar o saldo do FGTS na amortização, liquidação e pagamento de parte das prestações ou para ofertar lances têm sido as principais razões para o crescimento dos consórcios de imóveis, especialmente no primeiro trimestre deste ano.

R7

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Westin Porto de Galinhas: PB Agora conhece de perto o refúgio do bem-estar e vida saudável no paraíso tropical nordestino

Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…

27 de novembro de 2024

Após perda de dois deputados, oposição articula reunião com Efraim e Veneziano para conter debandada no bloco na ALPB

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…

27 de novembro de 2024

Quase 20 partidos ratificam apoio a candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara; veja desafios e pautas “bombas”

Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…

27 de novembro de 2024

Jhony Bezerra diz ser contra escala 12×36 para Enfermagem e anuncia que buscará consenso com profissionais

O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…

27 de novembro de 2024

Emerson Panta é cotado para assumir secretaria de Saúde de Santa Rita a partir de 2025

Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…

27 de novembro de 2024

Presidente da ALPB revela que transita bem com todas as correntes políticas da PB e lembra boa relação com Cássio

Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…

27 de novembro de 2024