19º Comunicurtas será aberto oficialmente com mostras competitivas

PUBLICIDADE

Luz, câmera e ação. E o sonho de conquistar o troféu. Um festival descentralizado, com caráter pedagógico, vitrine para amantes da sétima arte e que nesta edição teve o seu raio de alcance ampliado. O clima do 19º Festival de Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB já está no ar com atividades na Universidade, escolas, no teatro do Sesc, além do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), pertencente à UEPB.

Com tema “Imagem-cidade-movimento” a 19ª edição do Comunicurtas UEPB, será oficialmente aberto hoje, quinta-feira (21/11) no Sesc Centro com as exibições de todas as mostras competitivas. Embora a abertura oficial aconteça nesta quinta-feira, desde a última segunda-feira que o Festival tem realizado várias atividades, desde exibições, debates e oficinas.

A exemplo das edições anteriores, as produções inscritas na edição 2024 do Comunicurtas UEPB concorrerão nas mostras: Tropeiros da Borborema; Brasil; Estalo; Tropeiros de Telejornalismo; Som da Serra; Tropiqueers; e Território e Liberdade. A mostra Cine Teia é a categoria não competitiva que exibirá produções de Pontos e Pontões e Cultura de todas as regiões brasileiras.

A 19ª edição do festival acontece em vários espaços, a exemplo de teatro, escolas e museu. Conforme explicou o coordenador geral do Comunicurtas UEPB e coordenador de Comunicação da UEPB, Hipólito Lucena, este ano a temática celebra a cidade e as manifestações de resistência cultural e social construídas comunitariamente na urbe.

Segundo ele, o festival ainda fomenta debates sobre o mundo audiovisual, com atividades gratuitas a exemplo de palestras, workshops, debates e oficinas. A iniciativa também consiste na difusão e exibição de filmes e vídeos de curta e longa-metragem locais, regionais, nacionais e internacionais, das áreas de cinema, jornalismo e publicidade.

Produções de qualidade, reportagens de alto nível, produzidas por jornalistas e estudantes de jornalismo prestes a entrar no universo do mercado de trabalho. O segundo dia do Comunicurtas UEPB foi marcado pela mostra Tropeiros de Telejornalismo. Ela foi exibida direto do Auditório III da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I. Ao todo, 10 reportagens foram selecionadas e concorrem na mostra, abordando temas diversos nas áreas da cultura, esporte, meio ambiente, gênero e pobreza .

Coordenadora da Mostra, a jornalista Luciellen Lima, da Coordenadoria de Comunicação da UEPB, destacou a qualidade das reportagens selecionadas, bem como a forma como o Festival trata todos os trabalhos inscritos, de forma democrática, possibilitando a profissionais e estudantes de Jornalismo que concorrerem com as mesmas chances e critérios.

Coordenador geral do Comunicurtas UEPB, o jornalista Hipólito Lucena, coordenador de Comunicação da UEPB, reafirmou que o Festival representa a resistência e tem se reinventado a cada ano e cumprido o seu papel, sendo que nesta edição está mais abrangente.

“Em cada edição a gente procura sempre dinamizar de acordo com a realidade e atento a transformação da sociedade, em particular para o audiovisual. A gente sempre faz esse recorde de trazer o festival adaptando-o com a realidade de Campina Grande e em sintonia com o que está acontecendo no Brasil e no mundo, em termos de festival e produção”, observou Hipólito.

Desde a sua origem, o Comunicurtas UEPB é um festival que fomenta debates sobre o mundo audiovisual, com atividades gratuitas a exemplo de palestras, workshops, debates e oficinas. O Festival consiste na difusão e exibição de filmes e vídeos de curta e longa-metragem locais, regionais, nacionais e internacionais, das áreas de cinema, jornalismo e publicidade.

O Festival Audiovisual de Campina Grande Comunicurtas UEPB é um evento cultural e educacional que teve sua primeira edição em 2005 na cidade de Campina Grande. Ele foi criado por um grupo de jovens, na época estudantes de jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba. Desde o seu início, o festival buscou reinventar o cenário audiovisual da região, proporcionando um espaço para exibição, discussão e aprendizado no campo audiovisual, conforme destacou Hipólito Lucena.

A 19ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB é uma realização da Universidade Estadual da Paraíba, em parceria com a Ypuarana Cultural e patrocínio da CAGEPA, Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Paraíba e Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Representantes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais se reúnem hoje na PB

Por meio da sua assessoria de comunicação, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) receberá,…

21 de novembro de 2024

PC encontra corpo no bairro do Rangel, em João Pessoa; dois suspeitos são presos no local

Uma investigação da Polícia Civil, apura as causas da morte de um homem que teve…

21 de novembro de 2024

Convidado por Lula, Hugo Motta participa de jantar com Xi Jinping e reforça relações comerciais entre Brasil e China

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), líder do partido na Câmara dos Deputados, foi convidado…

21 de novembro de 2024

Cotas para negros em concursos públicos: confira como cada deputado federal paraibano votou

A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (19) por 241 votos a 94, com…

21 de novembro de 2024

Mayara Rocha quebra recorde sul-americano e se consagra como 4ª melhor atleta do mundo

A atleta paraibana Mayara Rocha desembarcou no Brasil esta semana após sua participação no Campeonato…

21 de novembro de 2024

Bandidos tentam assaltar loja de venda de motos na cidade de Juazeirinho em frente a sede da PM

Em um ato ousado, bandidos tentaram assaltar loja de venda de motos que fica em…

21 de novembro de 2024